Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Entenda

Prefeitura entra com recurso para tirar Londrina da 'quarentena de Ratinho'

Redação Bonde
01 jul 2020 às 18:36
- Reprodução/Facebook
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Em transmissão ao vivo no Facebook da Prefeitura de Londrina na tarde desta quarta-feira (1º), Marcelo Belinati anunciou que a prefeitura entrou com um recurso administrativo contra o decreto estadual nº 4942 divulgado pelo governador Ratinho Junior na terça-feira (30).

"Nós protocolamos esse recurso junto às autoridades sanitárias visando conhecer o que fundamentou a determinação do decreto para Londrina quando em comparação com outros municípios, a cidade apresenta indicadores muito melhores. Pedimos para que reavaliem essa situação para que a gente possa dar a clareza necessária ao povo de Londrina. Peço que olhem com muito carinho", afirmou o prefeito.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Para Belinati, o momento de um novo fechamento ainda não chegou. "E se fosse necessário fechar tudo de novo para salvar vidas, nós fecharíamos de novo. Mas caso não revisem a decisão, nós vamos respeitar a determinação e a cidade acatará a partir de domingo, com exceção das feiras, para que todos possam se organizar antes de fechar", explicou.

Leia mais:

Imagem de destaque
Segunda discussão

Câmara de Londrina aprova espaço para agentes de endemias nas UBSs

Imagem de destaque
Vereadora foi internada na quarta

Juiz concede liminar e suspende audiências da CP que apura denúncia contra Mara Boca Aberta

Imagem de destaque
Decisão polêmica

Professor foi deixado de lado no processo educacional, diz especialista sobre uso do ChatGPT em SP

Imagem de destaque
Entenda

Aval à fundação da Lava Jato entrará no foco do CNJ após divergências sobre Gabriela Hardt


De acordo com o prefeito, a equipe técnica analisou dados epidemiológicos, científicos e médicos tanto sobre Londrina e cidades da região, como outros municípios que não estão incluídos no decreto estadual. "Fomos uma das primeiras cidades do Brasil e do mundo a adotar o uso obrigatório de máscara e outras medidas de prevenção. Logo no início já fizemos uma quarentena severa que nos permitiu organizar o sistema de saúde da cidade. Queremos entender porquê aqui temos que fechar, mas outros lugares com indicadores piores permanecerão abertos", ressaltou.

Publicidade


Segundo avaliou Belinati, a taxa de ocupação de leitos de UTI atualmente em Londrina é de 44%. "Em Cascavel, é 88,8%, Curitiba está com 78%, e Maringá, que não foi incluída no decreto estadual, está com 57,8%. Nossa cidade está com a taxa menor e foi incluída. Nós queremos saber o porquê", declarou.


Antes do prefeito realizar a live com seu pronunciamento, o Governo do Estado emitiu uma nota afirmando que o decreto nº 4942/2020 tem por objetivo adotar medidas que contenham o aumento acelerado de casos de Covid-19 nas regiões mais afetadas e, assim, assegurar as condições necessárias para que o sistema de Saúde proteja e atenda a população da melhor maneira possível.

"O Governo do Paraná respeita os decretos municipais (conforme decisão do STF, que confirma a autonomia dos municípios nas decisões referentes à pandemia), mas alerta que os municípios que aplicarem medidas diferentes daquelas descritas no decreto estadual devem assumir as suas respectivas responsabilidades por um eventual colapso no sistema de Saúde."


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade