Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Negou liminar da DPU

STJ decide manter Sérgio Camargo na presidência da Fundação Palmares

Folhapress
06 ago 2020 às 11:48
- Reprodução/Facebook
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O STJ (Supremo Tribunal de Justiça) negou a liminar da DPU (Defensoria Pública da União) que suspenderia a nomeação de Sérgio Camargo do cargo da presidência da Fundação Cultural Palmares. A decisão foi tomada nesta quarta-feira (5) e foi divulgada no site do STJ.


A Corte Especial do órgão decidiu, com unanimidade, manter Camargo no cargo, apesar das polêmicas envolvendo seu nome. A suspensão é válida até o trânsito em julgado, na Justiça Federal, da ação popular que questiona a nomeação.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Relembre quem é Sérgio Camargo: Presidente da Fundação Palmares diz que "black lives matter" piorou o racismo

Leia mais:

Imagem de destaque
Segunda discussão

Câmara de Londrina aprova espaço para agentes de endemias nas UBSs

Imagem de destaque
Vereadora foi internada na quarta

Juiz concede liminar e suspende audiências da CP que apura denúncia contra Mara Boca Aberta

Imagem de destaque
Decisão polêmica

Professor foi deixado de lado no processo educacional, diz especialista sobre uso do ChatGPT em SP

Imagem de destaque
Entenda

Aval à fundação da Lava Jato entrará no foco do CNJ após divergências sobre Gabriela Hardt


Nomeado pelo ex-secretário Roberto Alvim, da Secretaria Especial da Cultura, em novembro de 2019, Camargo deixou a presidência da Fundação em dezembro, após a Justiça acatar uma ação civil que pedia sua suspensão - sob a argumentação de que ele contraria o cargo que ocupa, em razão de suas várias críticas feitas ao Zumbi dos Palmares e ao movimento negro.

Publicidade


Em fevereiro, no entanto, o então presidente do STJ, João Otávio de Noronha, derrubou a decisão.


A DPU então recorreu à medida decretada por Noronha e apresentou um recurso que retiraria Camargo da presidência, argumentando que seu currículo e histórico o desabilitam da condução da Fundação Palmares –instituição dedicada à promoção da cultura afro-brasileira e ao enfrentamento do racismo. Além disso, a DPU questionou o interesse da União na suspensão da liminar, uma vez que a nomeação foi suspensa anteriormente.


O recurso, no entanto, foi negado na quarta pelo STJ.

No início de junho, Camargo teve áudios de uma reunião vazados. Neles, ele ofende a mãe de santo Adna dos Santos, chamando-a de "uma filha da puta de uma macumbeira". Em outra declaração, Camargo disse que os movimentos negros eram formados por um "conjunto de escravos ideológicos da esquerda". Em entrevista à Folha de S.Paulo, Oswaldo de Camargo, pai de Sérgio e um dos ativistas mais importantes do movimento negro brasileiro, disse que o filho "com suas ideias e seus propósitos, está dentro da normalidade do governo Bolsonaro. Assim não fosse, lá não continuaria".


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade