Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Tração animal

Vereadores votam contra Projeto de Lei que proíbe carroças em Londrina

Douglas Kuspiosz - Especial para a Folha
26 abr 2024 às 08:45
- Fernando Cremonez/Ascom/CML
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Carroceiros de Londrina lotaram as galerias da CML (Câmara Municipal de Londrina) nesta quinta-feira (25) para defender a derrubada do projeto de lei que buscava proibir o uso de veículo de tração animal na cidade. 


O PL n° 90/2023 foi proposto pelo vereador Deivid Wisley (Republicanos) e alterava o Código de Posturas (Lei n° 11.468/2011) para vedar “para qualquer fim” o uso das carroças.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O projeto indicava que a prefeitura poderia “fomentar e incentivar a substituição da tração animal pela propulsão humana ou mecânica, por meio de linhas de crédito como incentivo ou subsidiadas”.

Leia mais:

Imagem de destaque
Julgamento

TSE vai enfrentar 3 discussões centrais em recurso que pede cassação de Moro

Imagem de destaque
Prazo está terminando

Londrinenses aproveitam plantão para regularizar título eleitoral

Imagem de destaque
Era presidente do Codel

Alex Canziani assume Secretaria de Inovação e Transformação Digital

Imagem de destaque
Já regularizou seu título?!

Justiça Eleitoral espera que mais de 400 mil eleitores votem em Londrina


Antes mesmo do texto ser votado, alguns vereadores já indicaram à reportagem que eram contra a proposta. Como altera um código do município, eram necessários pelo menos 13 votos favoráveis - tanto o PL original quanto o substitutivo apresentado pelo autor foram rejeitados com 12 votos contrários - além de Wisley, apenas Daniele Ziober (PP), Mestre Madureira (PP) e Flávia Cabral (PP) votaram "sim". 

Publicidade


Wisley concedeu entrevista após a votação e voltou a dizer que o uso das carroças “é um trabalho análogo a uma situação de maus-tratos” e que Londrina não comporta mais esse tipo de atividade.


“Infelizmente, os vereadores não entenderam dessa forma. É uma Casa democrática, cada um vota com aquilo que tem consciência. O projeto não passou, paciência. Nós vamos seguir fiscalizando e combatendo esse tipo de maus-tratos”, disse o parlamentar, que pediu votação nominal durante a discussão do PL. 

Publicidade


“Eu apresentei imagens aqui no plenário [de maus-tratos] e mesmo assim eles foram contra.”


A legislação londrinense - na teoria - já prevê o fim da tração animal. O Código de Posturas aprovado em 2011 determinou uma série de regras de transição para os trabalhadores e de cuidado com o bem-estar animal. 


Também, fixou um prazo de seis anos para acabar com essa atividade na zona urbana, conforme aponta o artigo 70.


Leia a reportagem completa na FOLHA DE LONDRINA:


Imagem
Vereadores rejeitam projeto que proíbe carroças em Londrina
Conteúdo que analisa a proposta de lei que busca proibir o uso de veículos de tração animal em Londrina e seus possíveis impactos na comunidade. Saiba mais sobre o debate em torno desse tema delicado.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade