Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
AUMENTO DE OCORRÊNCIAS

Secretaria de Saúde do PR alerta para cuidados com animais peçonhentos

Redação Bonde com AEN-PR
16 jan 2024 às 17:52
- Divulgação/Sesa
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade
Com a chegada do verão, é comum observar o aumento da ocorrência de acidentes com animais peçonhentos. Além das altas temperaturas que favorecem a reprodução destes animais, o aumento ocorre também pelo maior fluxo de pessoas em regiões de turismo, como no litoral e em regiões de matas. Para evitar problemas, a Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) reforça a importância em redobrar os cuidados em relação à prevenção destes acidentes.


Os animais peçonhentos se caracterizam pela capacidade de injetar substâncias tóxicas pelas presas. Os acidentes de maior ocorrência são com animais como cobras, aranhas, escorpiões, lagartas e abelhas.


Segundo dados do Sinan (Sistema de Informação de Agravos de Notificação), do Ministério da Saúde, em 2022 foram registrados 15.980 acidentes por animais peçonhentos no Paraná. Informações preliminares apontam 20.202 acidentes no ano de 2023, um aumento de 26%.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Entre os meses de dezembro de 2022 e março de 2023, na última temporada de verão, foram registrados 8.066 acidentes, o que representa 40% dos casos do total de notificações. Desse, 46% foram causados por aranhas, seguidos pelos acidentes com escorpiões (26%), abelhas (12%) e serpentes (5%).

Leia mais:

Imagem de destaque
Em segundo turno

Londrina: PL que permite pagamento de débitos municipais com cartão e Pix é aprovado

Imagem de destaque
Decisão judicial

TJ acata recurso e determina contratação de cooperativas para coleta seletiva em Londrina

Imagem de destaque
Jardim Shangri-Lá

Homem tenta roubar comerciante, apanha de morador de rua e acaba preso em Londrina

Imagem de destaque
Vacina Spikevax

Com nova vacina da Covid-19, Paraná esclarece quem deve receber o imunizante


Como evitar acidentes com animais peçonhentos

Publicidade


Para prevenir acidentes com animais peçonhentos são recomendados alguns cuidados, como não acumular entulhos e materiais de construção, vedar buracos e frestas em paredes, forros, rodapés e assoalhos, manter limpos os locais próximos das residências, jardins, quintais, celeiros e paióis, entre outros.


“Além destes cuidados, é imprescindível prestar atenção e sacudir roupas e calçados antes de vestir, uma vez que aranhas e escorpiões podem se esconder neles e picar ao serem comprimidos contra o corpo”, alertou Roselane Oliveira de Souza Langer, chefe da DVZI (Divisão de Vigilância de Zoonoses e Intoxicações) da Sesa.

Publicidade

Saiba como agir em casos de picada


No caso de picadas ou contato com animais peçonhentos, a vítima deve procurar atendimento em uma Unidade de Saúde mais próxima imediatamente. Se possível, levar uma foto do animal causador do acidente. Evite procedimentos caseiros, como cortar a área do ferimento ou sugá-la. A referência para atendimento de acidentes por animais peçonhentos no Estado é o Ciatox-PR (Centro de Informações e Assistência Toxicológica do Paraná), no telefone 0800 410 148.


LEIA TAMBÉM

Imagem
Paranaenses podem encontrar materiais escolares mais baratos com aplicativo Menor Preço
Um dos preparativos para o retorno às aulas envolve a compra do material escolar. Algumas famílias começam adiantadas, outras deixam para a última hora, mas, no final, todos buscam economizar.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade