Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Veja a pesquisa

68% dos brasileiros deixaram de beber e dirigir para usar aplicativos de transporte

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
14 mai 2019 às 17:09
- Shutterstock
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade


Mais de dois terços dos brasileiros que consomem bebidas alcoólicas deixaram de dirigir após beber e passaram a usar aplicativos de mobilidade nessas ocasiões, de acordo com pesquisa do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), realizada pelo Datafolha com o apoio da Uber. O objetivo da pesquisa é chamar atenção para a campanha do Maio Amarelo - iniciativa global que tem como objetivo a sensibilização em relação à segurança no trânsito e redução de acidentes.

O levantamento também aponta que 83% dos brasileiros concordam que os aplicativos de mobilidade contribuíram com a diminuição de mortes no trânsito, assim como 81% consideram que os apps deixaram o trânsito mais seguro, de forma geral. Dados do Ministério da Saúde divulgados no ano passado apontam que, após o endurecimento da Lei Seca, o número de óbitos em acidentes de trânsito caiu de 44,8 mil em 2012 para 37,3 mil em 2016, uma redução de 17%.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Segundo o Datafolha, a mudança de comportamento em relação a bebida e direção pode ser observada principalmente entre os mais jovens até 24 anos, onde 75% concordaram que trocaram o volante pelo aplicativo quando vão consumir bebida alcoólica. Essa faixa etária é a que mais prefere usar aplicativos na hora de beber. Entre a população de 60 anos ou mais essa é a escolha de 59%.

Leia mais:

Imagem de destaque
Segurança

Uber lança recurso que grava passageiro pelo app do motorista

Imagem de destaque
Agora SPVAT

Deputados federais de Londrina discordam sobre retorno do DPVAT

Imagem de destaque
Entenda

Motociclista que transporta passageiros ganha entre 60% e 75% mais, diz pesquisa

Imagem de destaque
Licitação aberta

Governo Lula vai gastar R$ 769 mil em novo heliponto para Planalto e prevê receber carro voador


De acordo com o levantamento, a utilização dos apps de mobilidade para ir a festas, restaurantes e comemorações chegam a 49% entre os residentes das regiões metropolitanas do país. E, o principal motivo (50%) para utilizarem essa opção é a segurança (medo de assaltos e acidentes envolvendo bebida e direção).

Publicidade


O estudo apontou ainda que 64% dos entrevistados concordam que as pessoas no passado combinavam bebida e direção por falta de opção de transporte e 73% dos brasileiros consideram que as pessoas deixaram de beber e dirigir por conta da chegada dos apps.


Na região metropolitana de São Paulo, local com o maior número de viagens de Uber no mundo, o percentual de entrevistados que concordam que as pessoas deixaram de beber e dirigir para usar apps fica em torno dos 85%. Além disso, a percepção sobre o impacto dos apps na redução de mortes no trânsito, alcança 86% de concordância entre esses entrevistados. Ainda entre os entrevistados da São Paulo, 77% passaram a usar mais os aplicativos de mobilidade para ir a festas, comemorações, bares e baladas e 85% concordam que os aplicativos vem deixando o trânsito mais seguro.

"A decisão do Supremo Tribunal Federal definindo que a competência para regulamentação e fiscalização do transporte privado individual de passageiros, os municípios e o Distrito Federal, não podem contrariar os parâmetros fixados pelo legislador federal e a Constituição Federal, foi acertada. A pesquisa destaca pontos importantes da percepção da sociedade onde 83% dos brasileiros concordam que os aplicativos de mobilidade contribuíram com a diminuição de mortes no trânsito, e que 81% consideram que os apps deixaram o trânsito mais seguro" reforça José Aurélio Ramalho, presidente do Observatório Nacional de Segurança Viária.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade