Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Dica de manutenção

Aprenda a evitar falhas no sistema de arrefecimento do seu carro

Folhapress
21 ago 2020 às 11:39
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O sistema de arrefecimento é responsável por controlar e manter a temperatura dos motores de combustão interna em condições ideais de funcionamento. Ele é composto por elementos como o líquido de arrefecimento, a bomba d’água, o radiador, a válvula termostática, os condutores, o reservatório e o sensor de temperatura.


Todos eles merecem atenção na hora da manutenção, pois uma falha do sistema pode até fundir o motor. "Diversos problemas podem acometer o sistema de arrefecimento, por isso é fundamental ficar atento e analisar o estado de diversas peças. Para prolongar a vida útil do sistema e seus componentes, é importante fazer a troca do líquido no período indicado, além de utilizar somente aditivo indicado pela montadora do veículo e água desmineralizada. Água de torneira não é indicada", alerta Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O sistema de arrefecimento, por ser selado, dispensa a necessidade periódica de reposição do líquido. Quando isso ocorre, é indicativo de que algo está errado e um profissional qualificado deve ser consultado.

Leia mais:

Imagem de destaque
Saiba mais

Greve no Ibama trava exportação de carros da Argentina para o Brasil

Imagem de destaque
56 disponíveis

Cadastros para novo leilão de veículos do Paraná estão abertos

Imagem de destaque
Balanço

PRF encerra Operação Semana Santa 2024 com 553 veículos fiscalizados

Imagem de destaque
Em janeiro

Homem abaixa as calças, mostra bumbum para radar e foto vai parar na multa


Outro problema que o usuário deve ficar atento é o excesso de temperatura, facilmente notado através do indicador do painel de instrumentos. Se isso ocorrer, o ideal é parar o veículo imediatamente e procurar ajuda de um especialista. O excesso de temperatura pode ocorrer por motivos diversos e, se não observado, pode levar desde a queima da junta do cabeçote até o enripamento generalizado do motor.

A manutenção preventiva é o melhor caminho para evitar danos ao sistema. Substituir o líquido no período recomendado, inspecionar o estado de mangueiras, abraçadeiras, bomba d´água e radiador podem evitar maiores prejuízos e paradas indesejados do veículo.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade