Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Viagem segura

Atenção na estrada: uso do freio na descida da serra exige cuidados

Folhapress
19 fev 2020 às 11:52
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

No Carnaval, o movimento nas estradas sentido litoral é intenso. Para garantir a segurança durante o trajeto e não ter dor de cabeça na viagem, a revisão do carro é de extrema importância. Além do check-up, o motorista deve usar o freio de forma adequada na descida da serra para evitar o superaquecimento de peças que compõem o sistema e a perda de eficiência na frenagem.

Segundo Raulincom Borges da Silva, coordenador de assistência técnica da TMD Friction, a maior fabricante de pastilhas de freio do mundo e detentora da marca Cobreq, a principal recomendação é descer a serra com a marcha sempre engatada.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"Dessa forma, o motorista não precisará pisar no pedal do freio o tempo todo, o que contribui para preservar os itens do sistema de frenagem”, comenta. Ele explica que usar o freio de forma excessiva em declive pode elevar excessivamente a temperatura no disco de freio, nas pastilhas e demais peças que fazem parte do conjunto da roda.

Leia mais:

Imagem de destaque
Agora SPVAT

Deputados federais de Londrina discordam sobre retorno do DPVAT

Imagem de destaque
Entenda

Motociclista que transporta passageiros ganha entre 60% e 75% mais, diz pesquisa

Imagem de destaque
Licitação aberta

Governo Lula vai gastar R$ 769 mil em novo heliponto para Planalto e prevê receber carro voador

Imagem de destaque
Será em novembro

GP do Brasil tem ingressos vips esgotados 7 meses antes da corrida


Se o carro for manual, é recomendado utilizar a mesma marcha que seria usada na subida. Caso o veículo seja automático, a redução é feita a partir do acionamento do freio ou, quando disponível, por controles manuais na alavanca de câmbio e/ou "borboletas”.

Publicidade


Outra orientação é manter uma distância segura do carro da frente. Além de evitar frenagens bruscas, ajudando a poupar os freios, dá ao motorista mais tempo para agir, principalmente caso os freios comecem a falhar devido ao superaquecimento.


Conforme o coordenador, se o motorista notar que o freio está perdendo a eficiência, a recomendação é diminuir a velocidade e parar em local seguro até que o sistema resfrie e volte a funcionar.

Além de todas as recomendações, o coordenador lembra que o sistema de freio é o principal item de segurança de um veículo e deve sempre estar em perfeitas condições. "Optar por produtos de qualidade e fazer a revisão antes de viajar são práticas importantes para garantir a segurança do motorista e ocupantes do carro”, finaliza.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade