Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Confira!

Calibragem de pneus: aprenda a calibrar corretamente

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
28 out 2019 às 11:51
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Entender como calibrar corretamente o pneu do carro, além de fazer o veículo economizar combustível, oferece maior segurança na hora de dirigir. Saber como calibrar também ajuda a evitar problemas de desempenho de seu automóvel.

Além de exercerem a principal função de gerar movimento aos veículos, os pneus também têm influência em outros aspectos da direção. Segundo indicações das montadoras, a calibragem dos pneus, seguindo sua pressão correta, deve ser feita a cada 15 dias e sempre com os pneus frios (com no máximo 3 km rodados).

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A pressão dos pneus varia de acordo com as especificações de cada fabricante e essa informação está disponível no manual do carro - em alguns casos está fixada na porta do motorista também. Lembrando que o rodízio dos pneus visa garantir a maior durabilidade e o desgaste por igual de todos eles.

Leia mais:

Imagem de destaque
Mesmo ganhando

Pressão explica por que história de Verstappen sair da Red Bull não morre

Imagem de destaque
Entenda

Carro a álcool vai voltar ao mercado e terá opções híbridas

Imagem de destaque
Segurança

Uber lança recurso que grava passageiro pelo app do motorista

Imagem de destaque
Agora SPVAT

Deputados federais de Londrina discordam sobre retorno do DPVAT


Confira agora quatro dicas para cuidar melhor de seus pneus:

Publicidade


#1 Arrancadas: evite arrancadas, a famosa "cantada de pneu” ao colocar o carro em movimento. Elas causam o desgaste excessivo por conta do grande atrito causado entre o chão e a borracha do pneu. Se for feita com frequência, pode comprometer a vida útil.


#2 Buracos: fique atento aos buracos das ruas e estradas. Dependendo do tamanho, um buraco é capaz de cortar ou fazer o pneu estourar.

Publicidade


Outro problema causado por buracos são as bolhas. Elas podem aparecer no pneu e, dependendo do tamanho, prejudicar a banda de rodagem.


#3 Sobrecarga: evite a sobrecarga no automóvel para poupar o pneu. Cada pneu tem em sua especificação, um limite de carga compatível para o transporte. Além de prejudicar os pneus, a sobrecarga afeta a direção, freios e suspensão.


#4 Curva em alta velocidade: assim como a prática das arrancadas, cantar pneu na curva por conta da alta velocidade é prejudicial.

O problema é parecido com o de arrancada por conta do atrito excessivo entre o pneu e o chão, mas com o agravante da possibilidade de acidente. Fazer curva em alta velocidade aumenta o risco de perda de direção.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade