Confira 6 dicas de manutenção e higiene para motoristas de aplicativos

por Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
   

Se você é motorista autônomo de aplicativo, já sabe que deve manter a manutenção do seu veículo em dia. No momento atual, porém, também é importante tomar cuidados extras relacionados à saúde e higienização.

Pixabay

"A manutenção preventiva em dia significa maior vida útil e bom funcionamento do veículo, aumentando a segurança do motorista e do passageiro. Além disso, evita problemas futuros como altos gastos com a manutenção corretiva”, explica Adilson Aparecido Torquetto, especialista em engenharia automotiva e professor do curso técnico em Manutenção Automotiva do Senai.

Confira as dicas do especialista:

1. Higienização:

Para os motoristas de aplicativos, além do uso de máscaras, a recomendação é fazer a higienização diária no interior do veículo. Faça uso do álcool em gel ou álcool 70% com um pano macio e limpe as áreas de contato, como volante, manopla do câmbio, botões e puxadores de porta.

Para os estofamentos, o lado verde de uma esponja de cozinha com sabão neutro é muito eficiente. E lembre-se de trafegar com os vidros abertos para melhor troca do ar ambiente.

2. Fluídos

Fique atento ao período de troca de fluídos do seu veículo, como lubrificante, freio, direção hidráulica, transmissão e líquido de arrefecimento. Por rodar muito, o ideal é que você se baseie na quilometragem percorrida e siga as recomendações do fabricante.

3. Combustível

Nem sempre o combustível mais barato significa economia. Observe o rendimento do seu veículo a cada abastecimento e relacione os postos de abastecimentos com melhor qualidade de combustível, evitando manutenções desnecessárias causadas pelo combustível de má qualidade.

Pneus: mantenha seus pneus calibrados. Aproveite quando for abastecer para verificar a calibragem. Nas revisões, verifique o balanceamento e o alinhamento do carro.

4. Filtros de ar

Fique atento ao filtro de ar. Um filtro de ar saturado eleva o consumo de combustível, e o custo de verificação e substituição é baixo. Verifique, também, o filtro do ar-condicionado, pois um filtro sujo diminui sua eficiência e pode gerar um odor ruim no interior do veículo.

5. Sistema elétrico

Deficiências no sistema elétrico podem gerar acidentes e são passíveis de multas de trânsito. Assim, certifique-se de verificar regularmente as luzes de seta, luzes de freio, luz de placa, luzes de ré e, claro, seus faróis. Mantenha seu carro em boas condições de funcionamento para mantê-lo seguro e no controle na estrada.

6. Carro parado na garagem?

Se você está praticando o isolamento social e seu carro está parado na garagem, cuidados também devem ser tomados. "Veículos parados sofrem com os efeitos da falta de uso. Então, para o retorno das atividades, é necessário que sejam tomados alguns cuidados para conservar o bom funcionamento dos carros”, afirma Adilson.

Mantenha seu veículo limpo e procure ligar o carro a cada 20 dias, para ativar a bateria e trocar a posição dos pneus. Procure abastecer com gasolina ou álcool aditivados, pois estes têm uma duração de até seis meses sem perder a qualidade.

Conteúdo relacionado: