Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Fique ligado!

Confira dicas para economizar no combustível do carro

Redação Bonde
07 nov 2019 às 11:06
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Não está fácil segurar uma grana extra para terminar o mês. Com isso, é necessário fazer alguns cortes e economias e o combustível pode ser uma das alternativas para garantir o salário até o fim do mês. Algumas atitudes do dia a dia podem fazer com que o carro ande muito, consumindo pouco. Confira 11 dicas importantes:

#1 Respeite a troca de marchas

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Procure passar as marchas sempre na rotação correta, mantendo a compatibilidade com o giro do motor.

Leia mais:

Imagem de destaque
Atenção

Vence nesta quarta a 3ª parcela do IPVA de veículos com finais de placa 5 e 6

Imagem de destaque
Atente-se para as datas

Terceira parcela do IPVA 2024 para veículos com final de placa 3 e 4 vence nesta terça

Imagem de destaque
Veja dicas de especialistas

Pneus em péssimas condições podem revelar problemas em outras partes do veículo

Imagem de destaque
Entenda

Chegada de carro voador no Brasil esbarra em falta de lugar para pousar e decolar


#2 Mantenha a manutenção em dia

Publicidade


Os cuidados com as partes mecânica e elétrica evitam que o motor consuma mais que o necessário, além de aumentar sua vida útil. É importante checar regularmente e, se necessário, trocar os filtros de ar, de óleo e fazer a substituição das velas.


#3 Não acelere com o carro desengatado

Publicidade


Aquecer o motor antes de sair, hoje em dia, já é desnecessário, uma vez que os propulsores contam com injeção eletrônica. O sistema atual dá conta de fazer o carro andar mesmo no frio. Para modelos flex, lembre-se de abastecer o tanquinho de partida a frio. Além de gastar combustível à toa, esquentar um veículo com injeção eletrônica pode desgastar as peças e diminuir sua vida útil.


#4 Evite levar muito peso

Publicidade


Estar sempre com carro cheio também contribui para aumentar o consumo de combustível. Cargas superiores a 10 quilos já influenciam, pois o motor terá de fazer mais força para colocar o veículo em movimento. Procure levar somente o que precisar, evitando guardar malas ou coisas pesadas.


#5 Verifique a pressão dos pneus

Publicidade


Circular com os pneus em boas condições é essencial para economizar combustível. Pneus murchos influenciam diretamente no rendimento do veículo, pois geram mais atrito com a via.


#6 Mantenha o alinhamento e o balanceamento em dia

Publicidade


O alinhamento correto faz com que os pneus se desgastem menos e o balanceamento evita trepidações ao rodar. Além disso, previnem o aumento do atrito dos pneus no solo além do necessário e não deixam que o veículo perca desempenho.


#7 Não acelere à espera do semáforo abrir

Publicidade


Quando estiver parado no farol, a aceleração é desnecessária e contribui para esvaziar o tanque mais rápido. Outra prática que ajuda na economia é sempre observar o trânsito à frente e, ao notar que o tráfego vai parar, reduzir aos poucos a velocidade antes de frear. Com o carro engrenado, mas sem acelerar, a injeção eletrônica envia menos combustível ao motor.


#8 Evite acelerar e frear bruscamente


Dirigir de maneira agressiva, além de ser perigoso, também não é interessante quando o objetivo é economizar combustível. Para prevenir o desgaste do motor, é importante trocar as marchas de forma suave e medir a força do pé no acelerador para não desperdiçar gasolina.


#9 Mantenha uma velocidade constante


O trânsito intenso das grandes cidades também contribui para que o combustível vá embora mais rápido, já que é muito comum andar e parar a todo instante. As acelerações e freadas exigem mais do motor e aumentam o consumo.


#10 Uso do ar-condicionado

O uso do ar condicionado está ligado diretamente ao consumo de combustível, já que o equipamento é operado pelo motor. Carros com menor cilindrada gastam mais com o ar ligado. Por isso, use o ar apenas quando realmente for necessário.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade