Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Saiba mais!

Conheça os novos pneus Run Flat, que prometem ser inovadores

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
23 out 2019 às 11:52
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Imagine só trocar um pneu furado em meio a chuva, em uma estrada escura ou sem estar com os equipamentos necessários? O pneu Run Flat é uma inovação que chegou para ajudar. Com uma tecnologia de alta performance, ele tem a capacidade de rodar com um furo no pneu e ainda preservar a integridade da roda por até 80 km, numa velocidade de, no máximo, 80 km/h.

A maior conservação do pneu em casos de perfuração acontece porque as paredes laterais do Run Flat possuem flancos, ombros e talões mais reforçados do que um pneu comum, o que faz com que o peso do carro fique apoiado nessa estrutura reforçada, para poupar o contato direto da roda com a banda de rodagem.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Além da tecnologia Run Flat trazer mais estabilidade em situações extremas, como furos e solavancos, outra vantagem do produto é a não utilização do estepe, afinal a durabilidade do pneu mesmo em caso de rasgo dispensa a troca imediata. Mas isso não necessariamente significa economia de gastos com combustível. Mesmo com o automóvel sem o peso do estepe, os pneus Run Flat são entre 2 e 4 kg mais pesados que os comuns.

Leia mais:

Imagem de destaque
Atenção

Vence nesta quarta a 3ª parcela do IPVA de veículos com finais de placa 5 e 6

Imagem de destaque
Atente-se para as datas

Terceira parcela do IPVA 2024 para veículos com final de placa 3 e 4 vence nesta terça

Imagem de destaque
Veja dicas de especialistas

Pneus em péssimas condições podem revelar problemas em outras partes do veículo

Imagem de destaque
Entenda

Chegada de carro voador no Brasil esbarra em falta de lugar para pousar e decolar


Os Run Flat são limitados a automóveis premium, como BMW, Mercedes-Benz, Audi e Porsche. Mas como toda nova tecnologia, a expectativa é que logo seja adaptada a modelos de categorias inferiores, conforme o aumento da demanda do produto. Com isso, o investimento é um pouco mais alto do que os pneumáticos comuns tendem a ser entre 20% e 40% mais caros. O valor mais alto é justificado pela qualidade, estabilidade e segurança em casos de emergência. Um obstáculo que faria um pneu comum estourar a 60 km/h só ocorreria com um Run Flat a 100 km/h.


A durabilidade do produto é um pouco menor, varia entre 19% e 31% dos modelos convencionais, de acordo com a função do pneu, tipo de condução, terreno e condições do carro. Porém, esse número pode ser relativo. A maioria dos automóveis de luxo hoje possuem um sistema de monitoramento da pressão dos pneus, que indica temperatura e nível de pressão de enchimento. Com isso, é possível analisar rapidamente se estão dentro dos parâmetros de uso ou se necessitam de revisão, o que evita o uso indevido prolongado e aumenta a vida útil do produto.

Nem todos os automóveis podem utilizar esse tipo de pneu. Além do veículo estar equipado com um sensor de pressão, porque o motorista pode não perceber que o Run Flat está sem ar por conta de sua estrutura reforçada, também é necessário um projeto de suspensão e o aro das rodas adaptados a essa tecnologia.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade