Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Manutenção

Conheça os sinais que indicam problemas na bomba de óleo

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
29 jan 2020 às 08:52
- Shutterstock
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A bomba de óleo é um componente fundamental para o funcionamento adequado do seu carro. Ela é responsável pelo fluxo de óleo no interior do motor, ou seja, pela lubrificação das partes móveis do motor e peças agregadas, mantendo a pressão e a vazão dentro do ideal. Por isso, motoristas devem ficar atentos aos sinais que o veículo apresenta. Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata Automotiva, explica que "o mau funcionamento da bomba de óleo pode até fundir o motor”.

Luz de óleo piscando pode ser um indício de comprometimento da bomba de óleo ou sintoma de desgaste em bronzinas de biela, buchas ou mancal. Para fazer o diagnóstico, Silva recomenda levar a uma oficina de confiança para testar a pressão da bomba e identificar a causa. "O motorista também deve observar se há queima de óleo em excesso, ruídos no virabrequim ou comando ou borras de óleo no sistema de lubrificação”, comenta. Nesses casos, é necessário checar os componentes do motor.

Cadastre-se em nossa newsletter

Não há uma quilometragem média que indique o momento da troca da bomba de óleo. Mas, é indicado substituir a bomba quando se repara peças internas do motor. "Ocorrendo a troca da bomba de óleo, será necessário também checar os componentes do motor, verificar folgas e o tubo de sucção de óleo, conhecido como pescador. Ele pode estar obstruído e sua tela danificada”, ressalta.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade