Cuidados com a manutenção do carro antes de pegar a estrada

por Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
   
Pixabay

Luciano Brandolim é gerente comercial de Montadoras da Petroplus, empresa do segmento de serviços e produtos automotivos, e dá dicas você para realizar uma rápida revisão do seu carro e não ter gastos desnecessários durante a viagem nem inconvenientes que atrapalhem o momento de lazer.

Freios - O primeiro ponto de atenção tem foco na segurança. É comum as pessoas lembrarem de calibrar e checar os pneus antes de viajar, porém também deve ser verificado o estado do sistema de freios.

Radiadores - Sabe aquela cena clássica de carros fervendo no acostamento da estrada? Para prevenir a dor de cabeça, a dica é pedir ao frentista do posto de combustíveis que verifique o nível de fluído de arrefecimento no radiador. Caso o fluido de arrefecimento esteja abaixo do nível ideal ou água tenha sido colocada no reservatório, complete o reservatório com produto adequado ao modelo do veículo, ou substitua a água, que causa corrosão do sistema, pelo aditivo adequado ao seu carro.

Óleo lubrificante do motor - Para a maioria dos carros, recomenda-se que a cada 10 mil quilômetros rodados os proprietários façam a troca integral do óleo do motor, porém, pode acontecer alguma eventual redução do seu nível, tornando-se necessário que se complete com o mesmo produto que está em uso.

Injeção eletrônica - Em estradas, é importante que o carro tenha o desempenho adequado, aliado a um bom consumo de combustível. Entre os itens que podem alterar esse resultado está a injeção eletrônica. Para fazer a manutenção adequada deste item, é essencial fazer a manutenção periódica do sistema.

Para-brisa - Em rodovias, ter o máximo de visibilidade é essencial, principalmente, em caso de chuvas. Para isso, a sugestão é usar produtos específicos para a limpeza de vidros.