Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Entenda!

Etanol gera economia de R$ 5,8 bilhões aos consumidores

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
16 dez 2019 às 13:35
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Dados publicados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e compilados pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) indicam que no mês de outubro foi registrado o consumo de 2,055 bilhões de litros. Esse volume representa o segundo maior nível de vendas de hidratado de toda série histórica, inferior apenas ao volume comercializado em outubro de 2018, quando as vendas somaram 2,06 bilhões de litros.

"A maior procura por etanol nas usinas mesmo com um cenário de competitividade do hidratado frente a gasolina menos favorável do que o registrado no último ano é um indicativo de que o consumidor não está levando em consideração somente as vantagens econômicas, mas também os conhecidos benefícios ambientais proporcionados pelo etanol”, explica o diretor técnico da UNICA, Antonio de Padua Rodrigues.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


No acumulado de 2019, o volume consumido de hidratado no Brasil totaliza 18,42 bilhões de litros, um crescimento de 19,8% em comparação a 2018. Esse avanço expressivo no consumo do biocombustível está diretamente relacionado com o volume vendido das unidades produtoras para as distribuidoras em todo Brasil. A saber, de janeiro a outubro, o volume comercializado pelas usinas soma 19,04 bilhões de litros.

Leia mais:

Imagem de destaque
Atenção

Vence nesta quarta a 3ª parcela do IPVA de veículos com finais de placa 5 e 6

Imagem de destaque
Atente-se para as datas

Terceira parcela do IPVA 2024 para veículos com final de placa 3 e 4 vence nesta terça

Imagem de destaque
Veja dicas de especialistas

Pneus em péssimas condições podem revelar problemas em outras partes do veículo

Imagem de destaque
Entenda

Chegada de carro voador no Brasil esbarra em falta de lugar para pousar e decolar


De acordo com o levantamento realizado pela ANP, em 2019 a paridade média de preços (hidratado/gasolina) no Brasil permanece mais favorável do que aquela registrada em 2018, na ordem de 65,8%, quando comparada ao mesmo período de 2018. Este resultado é muito aquém do rendimento técnico médio de 73%.

Publicidade


Somente no Estado de São Paulo, as vendas do renovável somaram 11,34 bilhões de litros de janeiro a outubro de 2019. Este resultado evidencia que cerca de 70% do volume de combustível consumido pelos proprietários de veículos leves é representado pelo etanol (anidro + hidratado). Ou seja, a cada litro de gasolina pura vendido no Estado são consumidos 2,4 litros de etanol no principal centro produtor e consumidor de biocombustível do país.


No consumo total de combustíveis pela frota de veículos de passeio e carga leve, o volume atingiu 4,76 bilhões de litros, em gasolina equivalente, com crescimento de 5,9% em relação ao mesmo período de 2018.

Em 2019, a participação do etanol na matriz de combustíveis do ciclo Otto atingiu 48,3% (etanol hidratado e etanol anidro somados e convertidos em gasolina equivalente). Trata-se do maior valor desde 2009, quando o índice atingiu 48,7%, no período de janeiro a outubro.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade