Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Direção segura

Fundamentais durante isolamento, motoboys devem ter cuidados especiais

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
08 abr 2020 às 10:11
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Desde o início das medidas de isolamento social, necessárias para conter a propagação do COVID-19, a demanda por serviços de delivery tem crescido expressivamente por todo Brasil. Proporcionando a entrega de alimentos, compras de supermercado e remédios, os motoboys têm sido fundamentais para o funcionamento de empresas e para o dia-a-dia de pessoas que estão passando por quarentenas obrigatórias ou voluntárias.

Tal mudança acende o alerta para um cuidado ainda maior da categoria com os itens de segurança que visam garantir uma rotina de trabalho com menos riscos à saúde dos entregadores que trabalham intensamente nas ruas.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Dados do DPVAT, seguro que protege motoristas, passageiros e pedestres em todo o Brasil, mostram que ao menos 2,5 milhões de brasileiros se tornaram permanentemente inválidos para o trabalho e outros 200 mil morreram em consequência de acidentes de motocicleta nos últimos dez anos.

Leia mais:

Imagem de destaque
Agora SPVAT

Deputados federais de Londrina discordam sobre retorno do DPVAT

Imagem de destaque
Entenda

Motociclista que transporta passageiros ganha entre 60% e 75% mais, diz pesquisa

Imagem de destaque
Licitação aberta

Governo Lula vai gastar R$ 769 mil em novo heliponto para Planalto e prevê receber carro voador

Imagem de destaque
Será em novembro

GP do Brasil tem ingressos vips esgotados 7 meses antes da corrida


Outro dado revela que, nesse mesmo período, o total de acidentados com motos e ciclomotores cresceu 72%. Segundo a pesquisa VIVA Inquérito 2017, divulgada pelo Ministério da Saúde, a cada dez atendimentos por acidente de transporte realizados em hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS), oito são de motociclistas. Com a crescente demanda gerada pelo coronavírus, a preocupação com esses números se torna ainda maior.

Publicidade


"Os EPIs, Equipamentos de Proteção Individual, são de primordial importância para o dia a dia de todo motoboy. Sabemos que, no trânsito, o motociclista se encontra em uma posição mais vulnerável quando o assunto é segurança. Por isso, prezar pela utilização de EPIs de qualidade garantem uma rotina de trabalho mais segura para essa categoria essencial para o ciclo da nossa economia”, explica Fabio de Andrade, analista de produto da Laquila, empresa líder do mercado de motopeças na América Latina.


"Vale lembrar, também, que muitas pessoas perderam o emprego nas últimas semanas e encontraram nas ferramentas de entrega uma forma de ganhar dinheiro. Ou seja, é cada vez mais importante reforçarmos a utilização dos equipamentos de proteção”, complementa Andrade.

Publicidade


Os principais itens de segurança indicados para motoboys são:


Capacete

Publicidade


Item obrigatório de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, o capacete é fundamental para qualquer motociclista, tendo como principal função a proteção da cabeça contra impactos e lesões. "Todos os capacetes devem conter certificação do INMETRO e é importante ficar alerta para as características do equipamento e com a sua manutenção. Por exemplo, a troca da viseira deve ser efetuada sempre que constatados riscos em sua superfície, pois estes podem dificultar a visão do condutor e causar acidentes”, explica Fabio.


Luvas

Publicidade


Capazes de proteger as mãos de esfoliações e cortes em caso de quedas, as luvas também são eficientes para aquecer o corpo durante épocas de baixas temperaturas. "As luvas devem sempre estar ajustadas perfeitamente nas mãos do motociclista, para não prejudicar na condução da moto”, detalha o especialista.


Jaqueta e calça

Publicidade


Marca registrada de motociclistas de todo mundo, as jaquetas são essenciais para a proteção dos motoboys. Em caso de queda, as áreas mais propensas a ferimentos são costas, ombros, cotovelos e joelhos. Portanto, a utilização de jaquetas e calças apropriadas são fundamentais para garantir a proteção dos motociclistas.


"Atualmente, contamos com itens de vestuário com certificação de qualidade internacional, que além de garantir proteção, promovem maior conforto, pois são impermeáveis e contam com sistema de respiração. Existem calças com estética similar ao jeans, mas que são produzidas com o kevlar, material ultra resistente, que em determinadas situações pode ser mais forte que o aço”, destaca Andrade.

Publicidade


Sapato apropriado para condução


Protegem os motociclistas em diversas situações, como quedas que podem causar cortes, escoriações ou esmagamento, queimaduras, perfurações e até descargas elétricas. O uso de sapatos apropriados para condução garante maior conforto e segurança aos motoboys.

"Indicamos sempre a utilização de botas pelos motociclistas, pois durante a condução, ao levar o pé ao chão, o calçado ajuda a evitar torções. Além disso, esse tipo de utensílio garante a impermeabilidade dos pés e oferece maior proteção em casos de atropelamento”, completa o especialista.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade