Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Atenção

Higienização do ar-condicionado veicular pode evitar doenças respiratórias

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
24 jun 2019 às 10:35
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade


Com o inverno, o uso de aparelhos de ar-condicionado é menor que no verão, porém a necessidade de que sejam submetidos a processos de manutenção e limpeza permanece relevante, inclusive em veículos automotivos, já que as pessoas passam longas horas no trânsito com a janela fechada. O cuidado deve-se a estimativas que apontam que, com a queda de temperatura, o número de incidências de doenças respiratórias na população brasileira chega a aumentar em aproximadamente 40%. Com isso, de acordo com a Petroplus, empresa do ramo de produtos automotivos, a limpeza do ar-condicionado veicular deve ser realizada mesmo nas épocas mais frias do ano, quando o aparelho tem menos uso.

Com temperaturas mais baixas, queda da umidade relativa do ar e maior concentração de poluentes, o inverno é mais propício do que outras estações do ano para a transmissão de vírus e a proliferação de fungos e bactérias, causadoras de doenças como gripe, rinite, sinusite, asma, pneumonia e alergias. Pessoas com doenças crônicas, relacionadas ou não ao tabagismo, crianças e idosos são os que mais costumam sofrer com esses efeitos no clima. Então, é necessário dar a devida atenção à higienização do ar condicionado e prevenir contaminações.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


"Em automóveis com sistemas de ar-condicionado, há a presença de dois fatores que aumentam a propagação de colônia de ácaros, bactérias e outros organismos indesejados: o ar e a umidade. Mesmo que no outono não sejam acionados sempre em temperaturas geladas, estes sistemas condensam a umidade do ambiente em seus dutos e é aí que está o problema da contaminação. Se as pessoas colocassem os sistemas de ar-condicionado na posição quente para secar os dutos por alguns minutos, antes de desligá-los, poderiam minimizar essa contaminação", explica Alessandro Siraqui, gerente da Petroplus.

Leia mais:

Imagem de destaque
Entenda

Carro a álcool vai voltar ao mercado e terá opções híbridas

Imagem de destaque
Segurança

Uber lança recurso que grava passageiro pelo app do motorista

Imagem de destaque
Agora SPVAT

Deputados federais de Londrina discordam sobre retorno do DPVAT

Imagem de destaque
Entenda

Motociclista que transporta passageiros ganha entre 60% e 75% mais, diz pesquisa

Outra recomendação da empresa é cuidar da higienização interna dos estofamentos do automóvel, pois eles costumam acumular ácaros e similares, que podem também interferir na saúde respiratória de motoristas e passageiros


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade