Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Manutenção preventiva

Itens importantes para checar na hora da revisão da motocicleta

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
07 abr 2020 às 09:15
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Para ter uma pilotagem segura e garantir que a motocicleta apresente o máximo de performance possível, é fundamental que o motociclista mantenha a manutenção em dia. "A recomendação é ficar atento às revisões periódicas e analisar todos os sistemas da motocicleta, desde motor e câmbio até os pneus”, afirma Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata.

Na parte de motor e câmbio, Silva alerta para a limpeza, pois facilita observar vazamentos de óleo ou combustível. "Mas cuidado para não danificar componentes, é possível fazer a higienização sem água, utilizando produtos específicos em spray ou se preferir, utilizando apenas água e sabão neutro”, adverte. Devem ser verificadas as condições do cabo, cachimbo, vela e filtros, bem como nível e prazo do óleo lubrificante.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


No sistema de suspensão, é preciso procurar indícios de desgaste nos amortecedores traseiros, como vazamentos ou buchas danificadas, bem como ruídos ou folgas. O nível de fluido hidráulico das bengalas e os retentores devem ser analisados.

Leia mais:

Imagem de destaque
Entenda

Carro a álcool vai voltar ao mercado e terá opções híbridas

Imagem de destaque
Segurança

Uber lança recurso que grava passageiro pelo app do motorista

Imagem de destaque
Agora SPVAT

Deputados federais de Londrina discordam sobre retorno do DPVAT

Imagem de destaque
Entenda

Motociclista que transporta passageiros ganha entre 60% e 75% mais, diz pesquisa


Nas motocicletas com conjunto de pinhão, coroa e corrente, é necessário ter atenção com limpeza e lubrificação além de conferir e ajustar a tensão da corrente. Já nas motocicletas com eixo cardan, além de observar o nível do lubrificante, deve-se verificar se há vazamentos.

Publicidade


Os cabos de acelerador, embreagem, freios e do velocímetro também devem ser checados para identificar se há algum desgaste. Na dúvida, troque preventivamente.


No sistema de frenagem a disco, a recomendação é avaliar as pastilhas e discos quanto à espessura mínima para o correto funcionamento, enquanto na moto com tambor, é aconselhável revisões periódicas, verificando sempre a alavanca de acionamento quanto à regulagem. A cada 15 mil quilômetros ou anualmente, é aconselhável uma inspeção interna dos componentes, além de observar o desgaste de lonas. Caso o acionamento seja hidráulico, confira o nível do fluído e se há vazamentos.

As partes de iluminação e bateria não devem ser esquecidas na hora da revisão, bem como o desgaste das bandas de rodagem dos pneus e outros possíveis defeitos.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade