Melhor época para comprar barco é no inverno

por Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
Pixabay

Todo mundo sabe que antecipar compra de bilhete de viagem pode ajudar a reduzir o preço das passagens aéreas ou que panetone depois do Natal cai para a metade do preço. Muitos produtos funcionam da mesma forma, inclusive na área náutica. No Brasil, o preço final de lanchas para o lazer e esportes náuticos pode variar conforme a época escolhida para a compra. De acordo com o diretor da fabricante nacional Triton Yachts, Allan Cechelero, como existe maior demanda por barcos no verão, as compras no inverno, antes das altas temperaturas, podem garantir condições especiais para a aquisição de modelos, com melhores prazos de entrega e de pagamento.

"O inverno costuma ser mais favorável para aquisição de barcos com melhores ofertas da indústria e bônus em acessórios, além de condições de pagamento facilitadas e prazos de entrega flexíveis antes da chegada da alta temporada. É preciso lembrar que a fabricação de barcos é feita à mão, de forma artesanal, praticamente sob encomenda. Portanto, antecipar a compra pode garantir condições de pagamento facilitadas e melhores prazos de entrega, até mesmo para os meses que antecedem nos meses de verão, quando a navegação ocorre com maior intensidade no Brasil, exceto em regiões específicas onde o inverno também possui alta procura e uso de barcos", explica o diretor da Triton Yachts, Allan Cechelero.

Já no caso da região Norte do país, a navegação acontece o ano inteiro. De acordo com Maxwell Cordeiro Moreira, que possui revenda de barcos na região de Belém, especialmente em estados como Pará, Rondônia, Roraima e Amazonas, que oferecem águas quentes mesmo durante o inverno, a procura até aumenta no inverno. "No Pará temos muitos rios e furos (afluentes) que são navegáveis e podem ser aproveitados o ano inteiro. Mas, a prática desta atividade se torna ainda mais recorrente durante o inverno, mesmo com o aumento das chuvas, pois é quando a temperatura cai para a média entre 28 e 30 graus e torna a atividade mais agradável por aqui", explica o empresário.

Se essa é a sua região, mesmo assim, segundo o fabricante Triton Yachts o inverno ainda reserva boas oportunidades para a compra de embarcações. "Mesmo com regiões que ‘fervem’ no inverno, proporcionalmente a procura nacional aumenta no verão. Além disso, o reajuste anual de preço de motores marítimos costuma ocorrer durante o inverno. Dessa forma, quando o cliente realiza a compra antes do aumento, consegue economizar no preço final", conclui.

Conforto térmico para passear de barco em todas as estações

Para quem deseja adquirir uma embarcação, outra dica é pesquisar as características da embarcação para aproveitar a navegação em todas as estações do ano. A escolha adequada do modelo de barco, dos itens de série aos opcionais, além de acessórios disponibilizados pelo estaleiro podem garantir mais conforto ao piloto e aos passageiros. Nestes casos, o consumidor deve ficar atento aos modelos que oferecem conforto térmico, com opções que permitam abrigo para dias de sol, chuva, frio ou calor.

Embarcações com hard top (espécie de teto solar), como a 370 HT, da Triton Yachts, oferecem abrigo extra para os dias chuvosos ou aqueles horários em que os raios de sol são mais intensos. Ao mesmo tempo, a tecnologia permite o contato direto com a natureza ao apresentar uma abertura elétrica de 1,95m por 1,5m, considerada a mais extensa em sua categoria. Para quem curte banhos de sol, o solário na proa é um dos espaços de convivência que compõem o modelo.

A disponibilidade de água quente no chuveiro também é uma característica nesta lancha de 40 pés, que faz toda a diferença em dias mais frios. Na parte traseira da 370HT, também é possível incluir fechamento com porta de vidro, acessório opcional e que garante ainda mais comodidade durante a navegação. A presença do ar-condicionado, na área interna e social da lancha, garante o conforto térmico necessário para os usuários em todas as estações do ano.