Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Entenda a mudança

Nova gasolina chega aos postos em agosto e deve reduzir consumo

Eduardo Sodré - Folhapress
14 jul 2020 às 10:09
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O proprietário abastece seu carro toda a semana no mesmo posto, mas um dia percebe que o consumo entre um tanque e outro aumentou, apesar de o veículo estar em ordem e a rotina diária ter sido mantida. Adulteração? Nem sempre. O problema pode estar nas especificações do combustível, muitas vezes importado, adquirido pelo revendedor.

Sem padronização, surgem diferenças que prejudicam o consumo e a eficiência energética dos motores. Por isso a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) promove mudanças na legislação.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A partir de agosto, a gasolina comum que será fornecida aos postos no Brasil deverá se enquadrar em novas normas. Sua massa específica, ou densidade, terá um padrão mínimo e deverá render mais. Porém, o preço tende a ser maior.

Leia mais:

Imagem de destaque
Agora SPVAT

Deputados federais de Londrina discordam sobre retorno do DPVAT

Imagem de destaque
Entenda

Motociclista que transporta passageiros ganha entre 60% e 75% mais, diz pesquisa

Imagem de destaque
Licitação aberta

Governo Lula vai gastar R$ 769 mil em novo heliponto para Planalto e prevê receber carro voador

Imagem de destaque
Será em novembro

GP do Brasil tem ingressos vips esgotados 7 meses antes da corrida


Rogério Gonçalves, diretor de combustíveis da AEA (Associação Brasileira de Engenharia Automotiva), diz que a evolução dos motores ""pautada por regras ambientais– precisa ser acompanhada pela melhora da gasolina. Sem isso, não é possível reduzir as emissões de poluentes.

Publicidade


Além da poluição, gasolina de baixa qualidade aumenta o risco de defeitos. Segundo Gonçalves, algumas montadoras tiveram problemas. A explosão da mistura ar-combustível ocorria de forma desordenada, e houve casos de quebras graves e caras.


Padronizado

Publicidade


Durante testes, a AEA verificou que a baixa densidade era uma das causas do mau funcionamento, por isso a necessidade de criar um padrão. Pela nova regra, a massa específica deverá ser de, no mínimo, 715 kg/m³. E a medição de octanagem também vai mudar.


O número de octanas determina o quanto o combustível é resistente à detonação, e um valor abaixo do necessário também leva a falhas de funcionamento e quebras. O Brasil passa a adotar a classificação RON (sigla em inglês para número de octanas por método de pesquisa), o mesmo da maior parte do mundo.

Publicidade


A octanagem mínima permitida para a gasolina comum será de 92 RON. A partir de 2022, o valor base passará para 93 RON.


Gonçalves afirma que, a partir de queixas sobre consumo elevado, foi feito um estudo com a gasolina. O resultado mostrou que o aumento no gasto poderia estar relacionado à gasolina importada de diferentes países. Como não havia as especificações RON e de massa, um combustível de baixa densidade conseguia atender às normas vigentes e ser vendido normalmente.


Até o fim do ano, todos os postos do país deverão ter a nova gasolina à venda .

Cada marca define seu próprio pacote de detergentes e redutores de atrito. Já o teor de etanol anidro na composição não será alterado, permanecendo em 27% na gasolina comum e 25% nas premium.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade