Passo a passo para viajar com segurança em feriados prolongados

por Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
Shutterstock

Cerca de 1,6 milhão de veículos deixaram a cidade de São Paulo e a região metropolitana no último feriado de Páscoa, com destino ao interior ou litoral, segundo a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp). Só rumo ao litoral Norte pelo corredor Ayrton Senna/Carvalho Pinto, a estimativa era de 208 mil veículos e outros 290 mil no fluxo Anchieta/ Imigrantes. Este alto indicador de fluxo tende a se repetir nos próximos feriados nacionais prolongados que ocorrem até dezembro deste ano: Corpus Christi, em junho, e Proclamação da República, em novembro. Para a Petroplus, empresa do setor de produtos automotivos, é importante seguir um passo a passo para garantir que motoristas não tenham surpresas e conduzam suas famílias e amigos sem riscos ou surpresas.

Em feriados quando automóveis permanecem por longos períodos em congestionamentos, inclusive em baixas velocidades e até parados, os cuidados antes de viajar são ainda mais importantes. Veja a seguir algumas sugestões da Petroplus para estes momentos:

Cheque as boas condições do veículo

O ponto principal, antes de ir para a estrada, é checar as condições do veículo com antecedência. Ou seja, deixar para verificar o nível do óleo do motor e do fluído do radiador e calibrar pneus no posto de gasolina pouco antes de viajar, no momento de encher o tanque, pode não ser uma boa ideia. Além desses itens básicos, é essencial verificar as condições dos freios e pneus, itens vitais para uma viagem segura.

Viaje tranquilamente

Esta dica, embora pareça óbvia, na pressa de fazer malas e fazer compras de alimentos, corre o risco de ser esquecida. Tanto passageiros como motoristas tendem a ficar estressados e impacientes dentro do habitáculo do veículo, então é essencial pensar no bem-estar de todos. Ter água fresca e lanches práticos ao alcance das mãos é essencial, afinal, com fome e sede, a situação pode se tornar mais delicada. E o mais importante: procure pensar em itens que ajudam a distrair os passageiros, principalmente as crianças, entre eles, brinquedos, livros, jogos e celulares com baterias carregadas, além disso, uma boa playlist é essencial para qualquer viagem!

Seja preventivo

Encarar o trânsito de uma estrada na ida e volta de um feriado prologando costuma ser um desafio imprevisível. Então, sempre que avistar um posto de gasolina no seu caminho, consulte a todos os passageiros e a si mesmo se não é momento de dar uma esticada nas pernas, tomar um café para despertar ou mesmo ir ao banheiro. Afinal, nunca se sabe ao certo quando será a próxima oportunidade de parada e há trechos de estradas que não contam com acostamentos seguros para soluções improvisadas para estes pontos.

Verifique o tempo

Viajar não significa apenas ligar o GPS e seguir para o destino da viagem. É importante também checar as condições climáticas, isto é, se há possibilidades de chuva forte. Enquanto há motoristas que se sentem seguros em dirigir nessas condições, outras pessoas podem preferir esperar o mau tempo passar estacionadas no acostamento ou dirigir mais vagarosamente, o que pode provocar acidentes ou ainda mais trânsito. Da mesma forma, vale verificar se no caminho há serras ou trechos com estradas que exigem mais dos motoristas e podem ficar complexas em caso de neblina.

Mantenha o respeito por tudo e todos

Para fechar uma viagem rodoviária com chave de ouro, deve-se manter o respeito por tudo e todos. Aqui vale mencionar desde a importância de respeitar a sinalização, não fazendo ultrapassagens arriscadas, dirigindo em velocidades não permitidas ou trafegando pelo acostamento, como até manter os faróis sempre acesos para que todos possam enxergar seu veículo em movimento.