Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Dados atualizados

Pesquisa aponta que 47% dos brasileiros possuem automóvel

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
25 set 2019 às 10:50
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

No último domingo (22), o Brasil celebrou o Dia Mundial Sem Carro. Tendo em vista a proposta da comemoração, o Cuponation, plataforma de descontos online e integrante da alemã Global Savings Group, compilou dados sobre quanto da população brasileira e mundial escolhe se locomover sem precisar dirigir um carro.

Segundo dados da ONU (Organização das Nações Unidas), o mundo conta com uma população atual de 7,7 bilhões de pessoas. Considerando o número, um grupo de analistas americanos da área automobilística geográfica realizou um levantamento em 2018 e concluiu que a estimativa de veículos circulando pelo mundo atualmente seja de 1,4 mil milhões. A previsão para os próximos anos é de que esse número duplique com rapidez.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Comparando esse dado com a quantidade de pessoas no mundo, isso indica que apenas 18% da população global possui um automóvel - é válido lembrar as exceções, como pessoas que não desejam um automóvel e crianças e idosos, que não conseguem conduzir um carro.

Leia mais:

Imagem de destaque
Mesmo ganhando

Pressão explica por que história de Verstappen sair da Red Bull não morre

Imagem de destaque
Entenda

Carro a álcool vai voltar ao mercado e terá opções híbridas

Imagem de destaque
Segurança

Uber lança recurso que grava passageiro pelo app do motorista

Imagem de destaque
Agora SPVAT

Deputados federais de Londrina discordam sobre retorno do DPVAT


No Brasil, a população é estimada em 210,1 milhões de pessoas, segundo dados deste ano do levantamento do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Dentre carros, caminhões, caminhonetes, motocicletas, ônibus e outros, a média de veículos no país é de 97.591.211, de acordo com a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), o que significa que cerca de 47% da população brasileira possui um automóvel.

Publicidade


A baixa taxa de consumo automobilístico consequentemente gerou queda nas vendas de automóveis nos últimos meses, como em agosto, por exemplo, que contabilizou diminuição de 3,5% em relação ao mesmo período do ano anterior, de acordo com a Fenabrave (Federação Nacional Distribuição Veículos Automotores).


O fato apenas amplia as novas possibilidades dos outros 53% da população, que acaba buscando outros meios de locomoção, como abicicleta, que cresceu 24% desde 2007, segundo dados da pesquisa Origem e Destino. Além disso, há pessoas que utilizam ainda os patinetes eletrônicos, cujo uso cresce diariamente e dobra qualquer porcentagem estimada. No entanto, e acima de tudo, a queda do uso de carros nas ruas confirma com maior impacto que o transporte público continua sendo o meio de locomoção mais utilizado pelos brasileiros. A informação é da NTU (Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos).


O levantamento Rede Nossa São Paulo de 2018 revelou que 32% dos 47% que possuem um automóvel disseram que "com certeza” trocariam o carro pelo uso de um transporte público caso estes tivessem melhorias alternativas de mobilidade urbana.

Divulgação
Divulgação


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade