Pneus Off Road: conheça as características e escolha o modelo certo

por Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
   

Mais do que estilo e design, na hora de escolher o pneu ideal para rodar com seu carro, é importante entender qual o mais indicado para o tipo de estrada, velocidade e performance que você quer atingir com ele. Pneus são considerados itens de segurança e, por isso, todo cuidado garante menos riscos e mais desempenho.

Pixabay

Para quem usa um veículo à trabalho em fazendas ou estradas de chão, costuma fazer trilhas ou até mesmo quer deixar seu veículo com aquele estilo mais "bruto” ou "rustico”, os pneus off road são ideais.

"Estes veículos são próprios para enfrentar trajetos nas piores condições. Portanto, tem características básicas, como sulcos maiores do que de um pneu comum e um espaçamento maior entre os blocos. Eles facilitam o escoamento da água, areia e lama, aumentando a aderência em terrenos instáveis com barrancos, buracos, descidas, subidas, estradas de terra e lama”, destaca Junior Mengarda, Gestor de Contas da Delinte Pneus.

Veículos Off Road

Os carros off road reúnem diversas características que vão além do visual. Em geral, um item fundamental é a tração nas quatro rodas. Geralmente, estes veículos têm suspensão reforçada para proporcionar mais estabilidade e minimizar as vibrações.

"Estes carros são preparados para enfrentar percursos de difícil acesso. Alguns exemplos são: Pajero TR4, Suzuki SX4, Amarok, Ranger, Troller, S10, Freelander e Hilux. Dependendo da situação, esses veículos ainda têm que sofrer alguma adaptação para conseguir superar os obstáculos”, destaca Junior.

Mas, existem diversos modelos de pneus off road para estes veículos. Confira os modelos indicados para cada tipo de estrada.

A/T ou DX-10 Bandit

Para quem está pensando em viajar e vai passar por diferentes tipos de estrada, misturando o asfalto com a lama, areia e o pedregulho, o A/T é perfeito. Com sua versatilidade, o pneu possui cantos estabilizadores, blocos em formato de ziguezague e ombros especiais. É próprio para estradas com erosões e inclinações dos mais variados graus.

M/T ou DX-9 Bandit

Se o desafio é a estrada de terra e lama, o pneu aconselhado para o veículo é o M/T, pois possuem sulcos mais profundos com maior aderência em terreno extremo e ao longo do percurso removem os resíduos com mais facilidade.

R/T ou DX-12 Bandit

Agora, para quem deseja a eficiência e agressividade dos pneus M/T, mas não abre mão do conforto do A/T, a linha R/T traz o mix ideal para seu veículo, com sulcos otimizados, ombros estabilizadores, camada de alta resistência e parede lateral mais durável. Além disso, são mais silenciosos que os M/T, mas sem perder o visual agressivo do off road.

Conteúdo relacionado: