Por que você deve trocar a placa do carro e moto para o modelo Mercosul?

por Caroline Knup*

A proposta da mudança das placas dos veículos para o modelo Mercosul surgiu em 2010 com o objetivo de facilitar a identificação e a fiscalização dos automóveis nos países pertencentes ao bloco econômico. A ideia teve apoio do Brasil e, em 2014, o sistema de unificação foi oficialmente anunciado.

Divulgação

O novo modelo proposto adota o fundo branco, sete caracteres alfanuméricos (letras e números) e, na parte superior, uma tarja azul com o nome e a bandeira do país de origem. Além disso, a placa deve conter o emblema do Mercosul.

De acordo com Kelvin Franco Zemuner, diretor comercial da Emplacar, loja especializada em placas Mercosul, a troca para o novo modelo é obrigatória em algumas situações. "Na compra de um veículo novo, transferência de município, roubo, furto ou extravio, e casos em que a placa do modelo antigo não esteja em boas condições de visibilidade ou com o lacre danificado”, pontua.

Kelvin explica que trocar a placa para o modelo Mercosul traz benefícios ao dono do veículo, especialmente para questão da segurança. "No novo modelo, a rastreabilidade muda, já que a placa Mercosul conta com o QR Code. Por isso, ela é mais segura quanto as clonagens e placas falsas", explica.

Divulgação

Caso o modelo Mercosul esteja descrito no documento do carro, não trocar a placa configura uma irregularidade. "Se você já estiver com a placa Mercosul no documento do veículo, precisa fazer a troca imediatamente. Caso contrário, pode resultar em apreensão do veículo", conta Kelvin.

Para se ter dimensão da importância e dos benefícios da placa Mercosul no Brasil mais de três milhões de veículos já aderiram ao novo padrão. Além disso, sete estados já estão em dia com a nova lei que regulamenta o uso das placas, sendo eles: Amazonas, Bahia, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Paraná.

Como o Paraná já adotou o novo padrão de emplacamento. O modelo antigo das placas não é mais fabricado e utilizado nos veículos.

Em julho deste ano, o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) decidiu adiar o prazo para a implantação da placa Mercosul em todo o Brasil. Com isso, os demais estados do País têm até 31 de janeiro de 2020 para aderir ao novo padrão.

Se seu veículo se encaixa em um dos casos em que a troca para a placa padrão Mercosul é obrigatória, a Emplacar Placas Mercosul oferece o melhor e mais completo serviço do início ao fim do processo.

Serviço:

Emplacar Placas Mercosul

Endereço: Rodovia Melo Peixoto, nº 244 - Jardim União, Cambé

Contato: (43) 3312-9323

Funcionamento: segunda à sexta-feira das 8h às 18h e sábado das 8h ao 12h

https://www.facebook.com/emplacarplacasmercosul/

Este conteúdo foi produzido pelo Conteúdo de Valor Folha para a Emplacar.

*Com supervisão de Sofia Mikrute