Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Manutenção

Problemas na suspensão: saiba como identificar

Tiago Bueno
23 mar 2020 às 11:39
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Além de poder ocasionar graves acidentes, problemas no sistema de suspensão trazem desconforto aos ocupantes do veículo. Por isso, é bom que o motorista fique sempre atento aos sinais de desgaste nos componentes da suspensão – amortecedores, molas, braço oscilante, batentes, barra estabilizadora, buchas, bieleta, coxins e pivô.

"Ruídos podem indicar problemas na suspensão, mas nem sempre o diagnóstico é fácil. Eles podem ser provenientes dos amortecedores, mas também podem estar relacionado a uma bieleta com folga, desgaste das buchas, coxins danificados, entre outros. As folgas provocam fortes ruídos”, alerta Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata, uma das principais fabricantes de peças automotivas.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Segundo Silva, a falta de estabilidade em curvas também pode apontar que algum componente da suspensão não está desempenhando seu papel corretamente e necessita ser trocado. Instabilidade pode assinalar ainda desgaste do amortecedor.

Leia mais:

Imagem de destaque
Entenda

Carro a álcool vai voltar ao mercado e terá opções híbridas

Imagem de destaque
Segurança

Uber lança recurso que grava passageiro pelo app do motorista

Imagem de destaque
Agora SPVAT

Deputados federais de Londrina discordam sobre retorno do DPVAT

Imagem de destaque
Entenda

Motociclista que transporta passageiros ganha entre 60% e 75% mais, diz pesquisa


Defeitos na suspensão podem levar a desgaste acentuado de pneus, uma vez que a geometria da direção sobre um desalinhamento ou os pneus ficam pulando rapidamente ao passar por irregularidades no solo devido à perda de eficiência dos amortecedores.


As molas também podem apresentar perda de eficiência fazendo com que o carro perca altura. "Molas arreadas comprometem outros componentes da suspensão, como batentes, coxins e amortecedores”, adverte.

Caso o motorista verifique algum vazamento de óleo do amortecedor, Silva recomenda a troca imediata do componente. A recomendação é fazer inspeção periódica no sistema de suspensão ou a qualquer sinal de desgaste dos componentes.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade