Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Efeito delivery

Procura por motos de baixa cilindrada cresce na pandemia

Folhapress
01 jun 2020 às 09:55
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A busca por motocicletas de baixa cilindrada cresceu com o avanço da pandemia da Covid-19. De acordo com a OLX Brasil, empresa de anúncios via internet, houve um aumento de 10% na procura pelos modelos mais usados para entregas. A comparação foi feita entre os meses de abril deste ano e de 2019.

Marcos Leite, vice-presidente da OLX Brasil, diz que a demanda se deve aos serviços de delivery, essenciais durante o isolamento social. Segundo ele, as vendas de motos pequenas (novas e usadas) anunciadas na plataforma cresceram 4% na primeira semana de maio em relação ao mesmo período do ano passado.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O modelo mais procurado é a Honda CG 150, que respondeu por 40% das negociações em abril. Cerca de 40 mil unidades foram comercializadas por meio da plataforma e janeiro a maio de 2020. Essa versão foi feita até 2015, quando foi substituída pela CG 160.

Leia mais:

Imagem de destaque
Atenção

Vence nesta quarta a 3ª parcela do IPVA de veículos com finais de placa 5 e 6

Imagem de destaque
Atente-se para as datas

Terceira parcela do IPVA 2024 para veículos com final de placa 3 e 4 vence nesta terça

Imagem de destaque
Veja dicas de especialistas

Pneus em péssimas condições podem revelar problemas em outras partes do veículo

Imagem de destaque
Entenda

Chegada de carro voador no Brasil esbarra em falta de lugar para pousar e decolar


No portal Webmotors, do banco Santander, a procura por motos de 100 cc a 150 cc teve aumento neste mês de maio. Em comparação a janeiro, houve uma alta de 67%.

Publicidade


O interesse repentino reflete o desgaste das motocicletas compactas com o uso severo dos entregadores. Muitos ingressaram no segmento devido à crise e não têm conhecimento técnico sobre seus veículos, o que leva a descuidos com a manutenção, como postergar a troca do lubrificante.


Haydeu Queiroz, gerente técnico da Castrol, explica que os motores das motos trabalham em rotações mais altas que o dos carros de passeio.

Publicidade


Nos modelos de baixa cilindrada, em geral, o óleo cumpre mais tarefas: além de garantir o funcionamento do motor, circula pela caixa de marcha e pelo sistema de embreagem. Esse é um dos motivos de haver diferenças em relação aos lubrificantes usados em carros, explica o especialista.


"O lubrificante utilizado nas motos, em qualquer situação de serviço, incluindo o uso diário e intenso por profissionais de entrega, precisa atender às especificações prescritas pelo fabricante quanto ao período de troca", diz Queiroz.


Segundo a Castrol, há cerca de 23,5 milhões de motocicletas em circulação no Brasil. O segmento seguia em recuperação após um longo período de queda nas vendas, até que foi afetado pela pandemia.

O movimento no setor de entregas, contudo, deve fazer o mercado das duas rodas sofrer menos que o dos automóveis.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade