Quando é necessário trocar o fluido de freio?

por Redação Bonde

Fluidos de freio tem prazo de validade, diferente de alguns outros que não expiram. É primordial ficar atento aos prazos para trocá-lo, aumentar a segurança e evitar problemas no veículo. É importante ressaltar que, para tal troca, não é necessária uma quilometragem correta, mas sim um determinado tempo.

Pixabay

Por conta do fluido de freio ser higroscópico, ou seja, absorver a umidade, acabam se formando pequenas bolinhas de água junto do fluido. Lembrando que ao se pisar no freio, as temperaturas são elevadíssimas e que ele não pode ferver, se deixar que ser forme essas bolinhas de água junto ao fluido, fatalmente a ebulição irá acontecer.

Saiba quando é necessária a troca do fluido de freios:

#1 Quando o carro utilizar o mesmo fluido por dois anos. Porém, é necessário se atentar já no primeiro ano, ou após rodar cerca de dez mil quilômetros.

#2 Caso a luz do freio de mão acenda do painel e permaneça ligada, mesmo com a alavanca destravada.

#3 Se a cor e viscosidade do fluido se alterarem muito. Essas mudanças indicam que está úmido, o que faz com que perca suas características.

#4 Em situações de diminuição do nível do fluido de freio, é indicado procurar a origem do vazamento antes de fazer o preenchimento. A reposição sem o reparo é indicada para casos de emergência e não resolve a causa do problema. Além disso, depois do conserto, o correto é fazer uma troca completa para evitar contaminação no sistema de freio com um todo.

#5 Se o motorista precisa acionar o pedal com mais força para frear o carro ou se o pedal de freio ficar fundo.

#6 Quando o tempo de resposta do sistema de frenagem aumenta, demorando mais tempo para o carro frear.