Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Dica de manutenção

Saiba a hora certa de trocar o fluido de freio do seu carro

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
23 out 2020 às 11:07
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Fazer a revisão periódica é essencial para garantir a melhor preservação do veículo, garantir eficiência na condução e evitar acidentes. Além da vistoria, em que o funcionamento dos equipamentos e sistemas mecânicos e elétricos do carro é checado por um profissional, é fundamental que o condutor também monitore o veículo.


No sistema de freio, por exemplo, a troca e a verificação do nível de fluido deve estar entre as prioridades. Ele é um dos componentes responsáveis por garantir eficiência e segurança durante a frenagem do automóvel.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Segundo Raulincom Borges da Silva, coordenador de assistência técnica da TMD Friction, é importante ficar atento aos sinais do carro e fazer o monitoramento constante do fluido.

Leia mais:

Imagem de destaque
Entenda

Carro a álcool vai voltar ao mercado e terá opções híbridas

Imagem de destaque
Segurança

Uber lança recurso que grava passageiro pelo app do motorista

Imagem de destaque
Agora SPVAT

Deputados federais de Londrina discordam sobre retorno do DPVAT

Imagem de destaque
Entenda

Motociclista que transporta passageiros ganha entre 60% e 75% mais, diz pesquisa


"O fluido de freio é um componente higroscópico, ou seja, durante sua vida útil ele absorve umidade e vai perdendo suas características.

Publicidade


Através da revisão é possível medir o ponto de ebulição do fluido e até mesmo sua porcentagem de água e a partir dessa análise é possível descobrir se é necessário realizar a troca ou não.


Outro quesito importante é ficar atento à data de validade do produto, que pode variar de acordo com o fabricante, mas nunca aplicar vencido", afirma.

Publicidade


Confira 4 sinais de que seu carro precisa trocar o fluido de freio, segundo o especialista:


1. Nível de fluido
Verificar o nível de fluido do veículo deve ser um hábito recorrente para o condutor. Se ele estiver abaixo do nível indicado, mesmo que pouco, pode afetar todo o sistema de freio e causar problemas na frenagem. O condutor nunca deve completar o fluido, se ele estiver fora do nível indicado é preciso levar o carro para uma avaliação e assim checar a origem do problema.

Publicidade


2. Perda de eficiência da frenagem
Se, ao pisar no pedal de freio, você notar que precisa de mais força que o normal, ou que o tempo de resposta do freio está mais lento, procure levar o veículo para a revisão. Essa falha pode indicar a necessidade da troca de fluido.


3. Luz no painel
Fique atento à luz do painel. Se a luz de advertência vermelha acende é porque tem algo de errado no sistema hidráulico de freio, podendo ser a mudança na pressão do pedal ou o nível do reservatório de fluido.

4. Validade
O fluido de freio possui validade e por isso precisa ser substituído de tempos em tempos. É indicado que a troca do fluido seja feita a cada 10.000 km rodados ou um ano, o que vier primeiro.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade