Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Dica de manutenção

Saiba a hora certa para a troca do óleo do seu veículo

Redação Bonde
07 dez 2020 às 11:14
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Mesmo que o veiculo não tenha rodado a quilometragem indicada para troca, o óleo lubrificante tem validade e postergar a substituição pode ser prejudicial ao motor. Segundo a fabricante de lubrificantes Valvoline, o ideal é seguir os intervalos de troca de óleo de acordo com as orientações do manual do fabricante do veículo, utilizar marca reconhecida e de qualidade e produto com as mesmas características e especificações indicadas para o tipo do motor.


Geralmente, as trocas devem ocorrer a cada 10 mil ou 15 mil quilômetros rodados, dependendo do fabricante. O prazo de validade costuma ser de 12 meses. Mas em caso de uso severo, quando o veículo trafega em congestionamentos de grandes centros urbanos ou trafega em estradas de terra e areia ou fica muito tempo sem funcionar, é recomendável fazer a troca de óleo antes disso para garantir o bom desempenho do motor, bem como preservar a sua vida útil.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Outro ponto importante é a necessidade de utilizar o óleo com as mesmas especificações que a montadora orienta para o veículo.

Leia mais:

Imagem de destaque
Mesmo ganhando

Pressão explica por que história de Verstappen sair da Red Bull não morre

Imagem de destaque
Entenda

Carro a álcool vai voltar ao mercado e terá opções híbridas

Imagem de destaque
Segurança

Uber lança recurso que grava passageiro pelo app do motorista

Imagem de destaque
Agora SPVAT

Deputados federais de Londrina discordam sobre retorno do DPVAT


Colocando o óleo lubrificante indicado pelo manual do fabricante do veículo, a viscosidade é mantida para que motor tenha o desempenho e proteção para o qual foi projetado.

Cada tipo de óleo lubrificante possui nível de serviço diferente, ou seja, atende a diversos critérios, como estabilidade oxidativa, de desgaste, formação de depósitos específicos, entre outros. Essas condições são determinadas pelo API - Instituto Americano de Petróleo, tanto para veículos leves e pesados. Há também a ACEA - Associação dos Construtores Automotivos Europeus e órgãos das próprias montadoras.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade