Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Atenção aos detalhes

Saiba como evitar fraudes na compra e venda de carros usados

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
12 nov 2020 às 10:53
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A compra de um carro usado pode trazer riscos para quem compra e também para as instituições que financiam os veículos. Inúmeras irregularidades, tentativas de fraudes e até mesmo adulterações envolvendo chassis e problemas documentais, podem trazer insegurança para o setor.


Garantir uma compra segura é um dos principais objetivos de quem trabalha com o mercado de compra e venda de veículos usados. De acordo com o superintendente de Engenharia de Produtos da Tecnobank, Isaac Ferreira, é possível evitar fraudes e prejuízos para todas as partes se, no momento da compra, forem tomados alguns cuidados.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"A verificação detalhada do veículo e de sua documentação deve cumprir um passo a passo que hoje em dia é possível fazer facilmente com a ajuda da tecnologia", destaca Ferreira. A Tecnobank lançou recentemente uma ferramenta 100% baseada em dados estatísticos, chamada MaxReport, que realiza um raio-x do veículo por meio de vários recursos, como consulta da placa, decodificação, laudo veicular, informações de leilão e avaliação de garantia.

Leia mais:

Imagem de destaque
Entenda

Carro a álcool vai voltar ao mercado e terá opções híbridas

Imagem de destaque
Segurança

Uber lança recurso que grava passageiro pelo app do motorista

Imagem de destaque
Agora SPVAT

Deputados federais de Londrina discordam sobre retorno do DPVAT

Imagem de destaque
Entenda

Motociclista que transporta passageiros ganha entre 60% e 75% mais, diz pesquisa


Segundo Ferreira, esses recursos geram indicadores de risco. A avaliação de garantia aponta, por exemplo restrições judiciais, como bloqueio do veículo pela justiça, restrições financeiras, quando o carro já possui uma alienação por outra instituição financeira, indicações de furto e até mesmo o percentual de valor do veículo comprometido com multas.

Publicidade


O decodificador permite identificar fraudes no chassi do veículo, porque analisa os 17 caracteres alfanuméricos de um chassi, isto é, o "código genético” dele. Isso impede ou inibe, por exemplo, a prática bastante comum de tentar alterar o modelo do carro a fim de elevar seu valor perante a financiadora.


Diante de um mercado sujeito a tantas influências, soluções dessa natureza garantem a transparência e a segurança das transações é garante o futuro dos negócios.

"Hoje em dia, a quantidade de irregularidades e práticas ilícitas neste mercado é enorme e sem o apoio da tecnologia é muito difícil manter a transparência e garantir a lisura das transações. Assim como quem compra quer ter a certeza de que está realizando um negócio seguro, quem financia também precisa estar certo disso. Afinal, o veículo é a garantia que a instituição possui de que terá o dinheiro emprestado de volta", completa.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade