Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Manutenção

Saiba como manter faróis e lanternas do seu carro em bom estado

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
09 mar 2020 às 09:52
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Faróis e lanternas são itens de segurança obrigatórios e uma lâmpada queimada pode resultar em multa. Responsáveis por iluminar e sinalizar, os faróis e lanternas garantem a visibilidade de motoristas, ajudando a identificar pedestres, outros veículos e a própria via, principalmente à noite.

Enquanto os faróis iluminam o trajeto, em condições de má visibilidade natural, como em viagens noturnas, as lanternas sinalizam aos demais condutores a presença e as operações realizadas pelo veículo, como mudanças de direção e frenagem.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Localizados na dianteira do veículo, os faróis são os responsáveis pela iluminação do que está à frente. Lanternas localizam-se na traseira, na dianteira e nas laterais do veículo, uma vez que a emissão de sinais, indicadores de diferentes operações, precisa abranger o campo de visão de todos os usuários da via.

Leia mais:

Imagem de destaque
Entenda

Carro a álcool vai voltar ao mercado e terá opções híbridas

Imagem de destaque
Segurança

Uber lança recurso que grava passageiro pelo app do motorista

Imagem de destaque
Agora SPVAT

Deputados federais de Londrina discordam sobre retorno do DPVAT

Imagem de destaque
Entenda

Motociclista que transporta passageiros ganha entre 60% e 75% mais, diz pesquisa


Dicas de manutenção

Publicidade


O funcionamento correto dos itens de iluminação de um veículo depende de alguns cuidados de manutenção. A falta de cuidados essenciais compromete a segurança nas vias e pesa no bolso dos motoristas.


Os faróis requerem regulagem para alinhar o facho luminoso e assegurar a incidência adequada de luz no trajeto. Trocar as lâmpadas periodicamente também é importante para que a degradação do uso não resulte em queima inesperada. A limpeza periódica de lanternas e faróis deve ser feita sem materiais abrasivos.

Publicidade


Segundo a Arteb, uma das principais fabricantes de sistemas de iluminação automotiva do mundo, todas as características técnicas destes dispositivos, como a intensidade e a cor da luz emitida, estão padronizadas pelas normas ABNT e Resoluções CONTRAN.


Ao instalar produtos que não seguem a legislação vigente ou contrariam as especificações originais do veículo, o motorista prejudica a segurança do veículo e fica sujeito a punições.

Falhas como faróis desregulados, lâmpadas queimadas ou lentes opacas precisam ser corrigidas em oficinas especializadas, aptas a auxiliar na manutenção e preservação desses itens.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade