Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Dica de manutenção

Saiba como revisar o sistema de direção do seu carro

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
31 ago 2020 às 11:23
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O sistema de direção, responsável pelo movimento angular das rodas, é fundamental para garantir a dirigibilidade e segurança do veículo no trânsito. Ele é formado por volante, coluna, caixa, barra de direção e terminal axial.


"Todos componentes do sistema de direção precisam ser inspecionados no momento da manutenção, já que cada um deles pode interferir diretamente na dirigibilidade e segurança do automóvel”, comenta Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Protagonista do sistema, a caixa de direção conta com duas tecnologias: hidráulica e mecânica. Segundo o gerente, a tarefa de avaliar uma caixa de direção hidráulica é difícil e precisa ser feita por um profissional habilitado.

Leia mais:

Imagem de destaque
Entenda

Carro a álcool vai voltar ao mercado e terá opções híbridas

Imagem de destaque
Segurança

Uber lança recurso que grava passageiro pelo app do motorista

Imagem de destaque
Agora SPVAT

Deputados federais de Londrina discordam sobre retorno do DPVAT

Imagem de destaque
Entenda

Motociclista que transporta passageiros ganha entre 60% e 75% mais, diz pesquisa


Deve-se observar o seu estado, nível de fluido, se existem vazamentos e folgas, e o estado das coifas. Ao identificar algum defeito, será preciso encontrar a fonte do problema, reparar ou efetuar a substituição da caixa. No caso da caixa mecânica, os cuidados são semelhantes, excluindo o cuidado relacionado ao fluido.


Com relação à barra e ao terminal da direção, Silva ressalta que é importante examinar como estão as coifas protetoras para observar se há rasgos ou folgas.

O terminal axial, também conhecido como braço de direção, é a peça que interliga a caixa de direção aos terminais de direção. "Esse é outro item que depende da integridade da coifa, que não pode estar comprometida sob-risco de contaminação da área de trabalho”, alerta o especialista.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade