Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Manutenção

Saiba identificar falhas no sistema de arrefecimento do seu carro

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
04 mai 2020 às 11:01
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Com a função de controlar a temperatura do motor a combustão e mantê-lo na temperatura ideal de trabalho, o sistema de arrefecimento é composto por vários itens. Bomba d’água, mangueiras, válvula termostática, radiador, ventoinha, e reservatório precisam estar em perfeitas condições para garantir a refrigeração das peças.

"Uma falha em um desses itens pode levar ao superaquecimento, podendo até fundir o motor”, comenta Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata. Por isso, é importante ficar atento às possíveis causas de superaquecimento.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Vazamentos são um dos principais fatores que levam o motor a esquentar excessivamente. Por isso é preciso ficar atento ao estado das mangueiras e seus pontos de fixação. Mangueiras deterioradas podem se romper.

Leia mais:

Imagem de destaque
Entenda

Motociclista que transporta passageiros ganha entre 60% e 75% mais, diz pesquisa

Imagem de destaque
Licitação aberta

Governo Lula vai gastar R$ 769 mil em novo heliponto para Planalto e prevê receber carro voador

Imagem de destaque
Será em novembro

GP do Brasil tem ingressos vips esgotados 7 meses antes da corrida

Imagem de destaque
Vai voltar

Câmara aprova projeto que recria DPVAT


A bomba d’água também pode falhar e resultar em vazamentos. Por isso, Silva aconselha a observar o nível do reservatório periodicamente. Nível de água abaixo do mínimo indica vazamento e um profissional deve ser consultado.

Publicidade


A ventoinha deve estar funcionando corretamente. "Observe se há ruído, pois pode travar a ventoinha”, diz o gerente, explicando que é importante verificar se o ventilador é acionado com o motor quente. Caso a ventoinha não entre em funcionamento após o motor aquecer é sinal de falha no sistema de arrefecimento ou no sistema elétrico.


Os cuidados devem se estender ao radiador, às válvula da tampa do reservatório e termostática. Quando partículas alojam-se nas aletas do radiador, a troca de calor fica comprometida e o carro superaquece. É recomendável limpar o radiador e reparar deformações que possam ocorrer nas aletas. As válvulas, se danificadas, certamente irão comprometer o funcionamento do sistema de arrefecimento.

Silva ressalta que todos estes problemas no sistema de arrefecimento podem ser evitados fazendo a manutenção preventiva do veículo de acordo com o recomendado pela montadora.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade