Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Atenção!

Saiba quais são os veículos mais visados pelos bandidos no carnaval

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
20 fev 2020 às 11:02
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Um levantamento inédito feito pela Ituran Brasil, líder global em rastreamento veicular, constatou que os carros populares são os mais visados pelos bandidos no período de carnaval - 79,12% das ocorrências. O Palio é o veiculo preferido, seguido por modelos como Ford KA, HB20, Fox e Gol. A análise foi feita com dados de 2019.

De acordo com Rodrigo Boutti, gerente de operações da Ituran Brasil, o risco aumenta no período – uma vez que os automóveis ficam estacionados na rua por muito tempo. "Um veículo demora poucas horas para ser totalmente desmontado e, até o folião perceber a perda, o patrimônio já desapareceu”, explica Boutti. A proporção de roubos é de 53% durante os festejos, enquanto os furtos somam 47%. O levantamento mostra que 40,6% dos sinistros ocorrem no período da noite.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Segundo o especialista, alguns equipamentos eletrônicos usados por bandidos possibilitam escapar dos rastreadores via satélite. ‘O nome do aparelhinho é jammer, mais conhecido como capetinha. Os criminosos compram o equipamento pela internet.

Leia mais:

Imagem de destaque
Atenção

Vence nesta quarta a 3ª parcela do IPVA de veículos com finais de placa 5 e 6

Imagem de destaque
Atente-se para as datas

Terceira parcela do IPVA 2024 para veículos com final de placa 3 e 4 vence nesta terça

Imagem de destaque
Veja dicas de especialistas

Pneus em péssimas condições podem revelar problemas em outras partes do veículo

Imagem de destaque
Entenda

Chegada de carro voador no Brasil esbarra em falta de lugar para pousar e decolar


Oficialmente, ele serve para bloquear o sinal de telefones celulares, mas os ladrões usam para impedir que o sinal do rastreador chegue até o satélite. "Por isso, também utilizamos RF (Rádio Frequência), que o sinal não consegue ser inibido nas grandes metrópoles”, enfatizou Boutti.


Boutti destaca que o uso do Big Data (a análise e a interpretação de grandes volumes de dados), além de aliado, mudou a percepção de um evento de roubo ou furto.

"A tecnologia permite definir, semana após semana, a utilização real do veículo. Na prática, a Inteligência Artificial (IA) já nos permite detectar padrões não usuais no comportamento dos clientes. O sistema nos comunica automaticamente de um comportamento fora do padrão. Muitas vezes localizamos o carro, antes mesmo do cliente se dar conta que sofreu um furto”, alerta.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade