Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publieditorial

Saiba qual o momento certo para trocar os pneus

Caroline Knup*
24 fev 2020 às 09:44
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Saber o momento certo para trocar os pneus é uma tarefa fundamental para os motoristas. Isso porque esses são componentes essenciais para a locomoção do veículo e, quando atento aos sinais de desgaste, o motorista reconhece a necessidade da troca, o que garante a própria segurança e a dos demais condutores. Vale ressaltar que a eficiência do carro também é afetada pelo desgaste dos pneus.

Além de ser importante pelo fator segurança, o motorista deve saber que andar com o pneu desgastado pode render penalização, já que o Art. 230 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro) considera que conduzir o veículo "em mau estado de conservação, comprometendo a segurança, ou reprovado na avaliação de inspeção de segurança e de emissão de poluentes e ruídos" é infração grave passível de multa.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Sandra Regina de Oliveira Souza, proprietária da Auto Center Bandeirantes, líder no mercado de conserto, manutenção e vendas de produtos e serviços automotivos, ressalta que algumas variáveis podem influenciar na durabilidade dos pneus. "O modo de dirigir e a estrada [pavimento] em que se dirige influenciam na durabilidade dos pneus. Além disso, deixar de realizar a calibragem, o alinhamento e o balanceamento podem determinar quanto tempo o pneu vai durar. Na verdade, quase tudo influencia", afirma.

Leia mais:

Imagem de destaque
Segurança

Uber lança recurso que grava passageiro pelo app do motorista

Imagem de destaque
Agora SPVAT

Deputados federais de Londrina discordam sobre retorno do DPVAT

Imagem de destaque
Entenda

Motociclista que transporta passageiros ganha entre 60% e 75% mais, diz pesquisa

Imagem de destaque
Licitação aberta

Governo Lula vai gastar R$ 769 mil em novo heliponto para Planalto e prevê receber carro voador


Para saber qual o momento certo para trocar os pneus, Sandra indica que o motorista pode adotar o TWI (Tread Wear Indicator) como indicativo. Basicamente, o TWI é uma pequena elevação localizada no fundo do sulco da banda de rodagem. A ferramenta serve para indicar o limite mínimo da altura dos sulcos.

Publicidade


"O limite mínimo de altura dos sulcos é 1,6mm e, quando abaixo disso, não há espaço para o escoamento de água, o que compromete a segurança do motorista, já que o risco de acidentes aumenta. Podem ocorrer derrapagens e perda do controle do veículo", conta Sandra.


Outro ponto importante ressaltado por Sandra é a troca dos pneus. "A troca deve ser sempre realizada aos pares (frente/trás). Na verdade, o correto é trocar os quatro pneus de uma só vez, mas muitas pessoas não conseguem devido ao custo e, por isso, recomendamos trocar aos pares", afirma a proprietária da Auto Center Bandeirantes. Além disso, sugere-se que os pneus novos sejam colocados na parte traseira, já que esta é a maior responsável pela estabilidade do automóvel.

Publicidade


Para que os pneus durem mais, aponta algumas medidas: "É preciso que o motorista esteja sempre atento ao alinhamento e ao balanceamento, bem como a calibragem, que precisa ser realizada semanal ou quinzenalmente". No vídeo abaixo você confere mais dicas para aumentar a durabilidade dos pneus:




Serviço
Auto Center Bandeirantes
Unidade Bandeirantes: avenida Arthur Thomas, nº 422 - Jardim Bandeirantes - (43) 3344-3633
Unidade Faria Lima: rua Prefeito Faria Lima, nº 858 - Jardim Tamandaré - (43) 3375-3633
www.autocenterbandeirantes.com.br

*Com supervisão de Sofia Mikrute.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade