Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Entenda

Será que vale a pena comprar carro recuperado de instituição financeira?

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
21 fev 2020 às 11:35
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Encontrar veículos que foram recuperados de financiamento a um preço menor do que o praticado nas concessionárias pode parecer vantajoso e um ótimo negócio. Nesse momento, pode ser possível adquirir o carro dos sonhos, e alguns consumidores podem agir por impulso. Mesmo assim, é preciso fazer uma avaliação do automóvel, para ter certeza de que o valor compensa.

Isso porque esses veículos foram, inicialmente, vendidos por empresas especializadas ou concessionárias, e o comprador fez um financiamento para facilitar o pagamento nas chamadas "alienações fiduciárias”. Por algum motivo, ele não conseguiu quitar a dívida e a instituição financeira recuperou a posse do automóvel.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Em seguida, eles são vendidos a preços mais baixos, para que a financiadora recupere o valor investido. Sendo assim, a maior vantagem em comprar em um leilão de carros recuperados de financeira é o valor -- normalmente, 30% mais barato para os modelos mais procurados, como o Gol, que foi o carro mais comprado no primeiro trimestre de 2019. Se os modelos forem pouco procurados, os descontos podem chegar a 50%.

Leia mais:

Imagem de destaque
Mesmo ganhando

Pressão explica por que história de Verstappen sair da Red Bull não morre

Imagem de destaque
Entenda

Carro a álcool vai voltar ao mercado e terá opções híbridas

Imagem de destaque
Segurança

Uber lança recurso que grava passageiro pelo app do motorista

Imagem de destaque
Agora SPVAT

Deputados federais de Londrina discordam sobre retorno do DPVAT


"A dívida do antigo proprietário é inserida como valor mínimo no lance. Se ninguém manifestar desejo em comprar aquele bem, ele é realocado 15 dias depois e disponibilizado em segunda praça, com margens de até 50% de desconto”, explica Flávio Santoro, diretor da Sodré Santoro, empresa especializada em leilões.

Publicidade


Em uma possível venda, no entanto, o valor pago no pregão será usado como base, já que a informação de que ele foi recuperado pela instituição financeira ficará registrada. Além disso, a depreciação desses veículos é ainda maior e costuma ser mais difícil vendê-lo.


Os seguros podem ser contratados normalmente, mas o valor da cobertura por roubo ou batida é menor que o preço tabelado pelo mercado automobilístico e deve estar especificado no contrato de prestação e serviço.

Publicidade


Cuidados


É importante se certificar do estado em que o veículo se encontra antes de dar qualquer lance. Se for possível, fazer um teste drive pode evidenciar alguns problemas em seu funcionamento ou estética.

Publicidade


Em um rápido passeio, entretanto, é difícil verificar todas as falhas e, por isso, o ideal é levar o automóvel a um mecânico de confiança, que irá analisar todas as partes.


Verificar a procedência do veículo deve ser feito antes de tudo. Assim, não haverá a chance de comprar modelos oriundos de roubos e sinistros.

Também é recomendável frequentar alguns leilões antes de efetivamente participar de um, para saber como funciona a dinâmica do negócio.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade