Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Efeitos negativos

Surto de coronavírus vai derrubar vendas de automóveis, diz agência

Folhapress
26 fev 2020 às 10:46
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A venda mundial de automóveis em 2020 deve cair 2,5% devido ao surto do novo coronavírus. O número foi revisado pela agência de classificação risco Moody's, que projetava uma queda de 0,9% para o ano.

Até terça-feira (25), pelo menos 2.708 pessoas morreram, a maior parte delas na China -também houve mortes na Itália (11), Irã (11), Coreia do Sul (10), Cruzeiro Diamond Princess (3), Hong Kong (2), Filipinas (1), Japão (1), Taiwan (1) e França (1)- e mais de 77 mil mil tiveram confirmação da infecção em diversos países. Com um registro até aqui, o Brasil passa a ser o primeiro país da América Latina com um caso confirmado do novo vírus.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Segundo a Moody's, o surto da doença afeta a demanda de automóveis e interrompe a cadeia de suprimentos automotivos. A previsão para recuperação das vendas deve acontecer somente em 2021, com crescimento estimado em 1,5%.

Leia mais:

Imagem de destaque
Atenção

Vence nesta quarta a 3ª parcela do IPVA de veículos com finais de placa 5 e 6

Imagem de destaque
Atente-se para as datas

Terceira parcela do IPVA 2024 para veículos com final de placa 3 e 4 vence nesta terça

Imagem de destaque
Veja dicas de especialistas

Pneus em péssimas condições podem revelar problemas em outras partes do veículo

Imagem de destaque
Entenda

Chegada de carro voador no Brasil esbarra em falta de lugar para pousar e decolar


"As vendas globais de veículos cairão 2,5% em 2020, diminuindo de uma queda de 4,6% em 2019, mas piorando do declínio de 0,9% que havíamos projetado anteriormente para este ano. As vendas se recuperarão apenas modestamente em 2021, com um crescimento de 1,5%", disse Falk Frey, vice-presidente sênior da Moody's.


A agência de risco avalia que as vendas de automóveis na China cairão 2,9% neste ano, desempenho mais fraco do que o projetado, quando era estimado o crescimento de 1% no setor para o país. As vendas nos EUA permanecerão fracas, enquanto as vendas de carros na Europa diminuirão em 2020, após uma demanda mais forte do que o esperado no final de 2019.

De acordo com a Moody's, o Japão será o único grande mercado automotivo a ter crescimento nas vendas unitárias, com vendas de veículos leves crescendo 0,4% em 2020. Isso segue um declínio mais acentuado do que o esperado de 1,4% em 2019, devido ao aumento do imposto sobre consumo no país e as interrupções na produção causadas por três grandes tufões.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade