Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Sem perrengues

Vai viajar? Veja dicas para alugar carros com segurança

Gabriel Alves - Estagiário*
10 out 2019 às 11:25
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Muitas vezes, em viagens que nós planejamos, queremos a autonomia para não depender de transportes públicos ou de outras pessoas, certo? Com isso em mente, alugar um carro pode ser uma opção viável. Para não passar um perrengue, confira algumas dicas de locação de automóvel e tenha uma viagem tranquila.

#1 – Alugue seu carro com antecedência

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O primeiro passo para quem escolheu alugar um carro para a viagem é a reserva. Quase sempre o preço online da locação é mais barato que na loja física, então, uma boa pedida é fazer o pedido pela internet.

Leia mais:

Imagem de destaque
Atenção

Vence nesta quarta a 3ª parcela do IPVA de veículos com finais de placa 5 e 6

Imagem de destaque
Atente-se para as datas

Terceira parcela do IPVA 2024 para veículos com final de placa 3 e 4 vence nesta terça

Imagem de destaque
Veja dicas de especialistas

Pneus em péssimas condições podem revelar problemas em outras partes do veículo

Imagem de destaque
Entenda

Chegada de carro voador no Brasil esbarra em falta de lugar para pousar e decolar


Além de fazer o procedimento do conforto do lar, o cliente poderá escolher o dia e a hora exata em que pegará o veículo. Ainda, caso o carro escolhido não esteja disponível naquele momento, a locadora oferece um upgrade sem custo adicional. Sim! Isso é real!

Publicidade


#2 – Saiba escolher o carro ideal para o estilo da viagem


Ao optar pela locação, alguns aspectos têm de ser levados em consideração: a quantidade de passageiros, número de bagagem, distância, tipo de estrada que será percorrida. Acredite, tudo isso fará diferença no final.

Publicidade


Um carro para fazer trilhas e aventuras, por exemplo, especificamente precisa ser uma SUV, e não um carro comum. Um ponto importante a ser considerado é que nem sempre o carro mais barato significa custo benefício para sua viagem.


#3 - Não deixe de lado a quilometragem

Publicidade


Antes de alugar o carro com antecedência, é necessário saber também o roteiro e caminho a ser percorrido. Caso já saiba que a viagem terá grandes distâncias, o mais indicado é que seja alugado um veículo com quilometragem livre. Compare as tarifas e faça os cálculos para saber qual é o mais vantajoso


#4 - Compare o preço das locadoras

Publicidade


Na hora de definir o carro a alugar, normalmente o preço tem grande influência na escola. Por isso, o mais indicado é fazer pesquisas em sites que compraram as ações de várias locadoras. As chances de encontrar valores promocionais e ter a certeza de que está contratando um serviço de qualidade são bem maiores!


#5 – Atente-se aos adicionais realmente necessários

Publicidade


É importante ter em mente, ao escolher o modelo de um carro, que o valor final não será composto apenas pelo aluguel. Existem alguns adicionais que podem deixar a viagem mais tranquila e segura.


Esses itens variam a cada modelo e locadora. Veja se o carro tem tudo que precisa e se eles não estão incluindo algo desnecessário.

Publicidade


#6 – Alugue o carro com seguro


No momento da reserva, o cliente recebe algumas opções de seguro. É importante sempre incluir o serviço para um carro alugado. Nunca se sabe quando algum imprevisto ou acidente pode acontecer. Sem o seguro, o usuário tem de bancar o prejuízo do próprio bolso, o que pode estragar o passeio.


Para viajar tranquilo, inclua o seguro e curta numa boa.


#7 – Fique atento ao pegar o veículo


Antes de sair dirigindo, é importante ler com atenção o contrato antes de assinar. Além disso, também deve-se aguardar a inspeção, que deve ser acompanhada detalhadamente.


Vale conferir se está tudo certo com os pneus, com o estepe e as ferramentas para troca eventual troca. O que não estiver em perfeito estado deve estar registrado na ficha de entrega do veículo, da qual o usuário deve ter uma cópia. Tudo que não constar no documento será cobrado como responsabilidade do locatário.


#8 – A devolução


Tudo que é bom dura pouco e, no fim da viagem, chega a hora de devolver o carro à locadora. O mais importante é entregar com o tanque de combustível cheio, caso tenha saído da locadora abastecido.


É importante fazer isso em um posto próximo à locadora. Ah, e não pode esquecer do horário combinado para a entrega. Qualquer atraso pode virar uma diária a mais.


Verifique também o local de entrega combinado, pois tem opções de pegar em uma cidade e devolver em outra. Tente chegar com um tempo de folga para evitar imprevistos.


*Sob supervisão de Luís Fernando Wiltemburg

Com informações do site "Um viajante"


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade