Vai viajar? Veja dicas para alugar carros com segurança

por Gabriel Alves - Estagiário*

Muitas vezes, em viagens que nós planejamos, queremos a autonomia para não depender de transportes públicos ou de outras pessoas, certo? Com isso em mente, alugar um carro pode ser uma opção viável. Para não passar um perrengue, confira algumas dicas de locação de automóvel e tenha uma viagem tranquila.

Pixabay

#1 - Alugue seu carro com antecedência

O primeiro passo para quem escolheu alugar um carro para a viagem é a reserva. Quase sempre o preço online da locação é mais barato que na loja física, então, uma boa pedida é fazer o pedido pela internet.

Além de fazer o procedimento do conforto do lar, o cliente poderá escolher o dia e a hora exata em que pegará o veículo. Ainda, caso o carro escolhido não esteja disponível naquele momento, a locadora oferece um upgrade sem custo adicional. Sim! Isso é real!

#2 - Saiba escolher o carro ideal para o estilo da viagem

Ao optar pela locação, alguns aspectos têm de ser levados em consideração: a quantidade de passageiros, número de bagagem, distância, tipo de estrada que será percorrida. Acredite, tudo isso fará diferença no final.

Um carro para fazer trilhas e aventuras, por exemplo, especificamente precisa ser uma SUV, e não um carro comum. Um ponto importante a ser considerado é que nem sempre o carro mais barato significa custo benefício para sua viagem.

#3 - Não deixe de lado a quilometragem

Antes de alugar o carro com antecedência, é necessário saber também o roteiro e caminho a ser percorrido. Caso já saiba que a viagem terá grandes distâncias, o mais indicado é que seja alugado um veículo com quilometragem livre. Compare as tarifas e faça os cálculos para saber qual é o mais vantajoso

#4 - Compare o preço das locadoras

Na hora de definir o carro a alugar, normalmente o preço tem grande influência na escola. Por isso, o mais indicado é fazer pesquisas em sites que compraram as ações de várias locadoras. As chances de encontrar valores promocionais e ter a certeza de que está contratando um serviço de qualidade são bem maiores!

#5 - Atente-se aos adicionais realmente necessários

É importante ter em mente, ao escolher o modelo de um carro, que o valor final não será composto apenas pelo aluguel. Existem alguns adicionais que podem deixar a viagem mais tranquila e segura.

Esses itens variam a cada modelo e locadora. Veja se o carro tem tudo que precisa e se eles não estão incluindo algo desnecessário.

#6 - Alugue o carro com seguro

No momento da reserva, o cliente recebe algumas opções de seguro. É importante sempre incluir o serviço para um carro alugado. Nunca se sabe quando algum imprevisto ou acidente pode acontecer. Sem o seguro, o usuário tem de bancar o prejuízo do próprio bolso, o que pode estragar o passeio.

Para viajar tranquilo, inclua o seguro e curta numa boa.

#7 - Fique atento ao pegar o veículo

Antes de sair dirigindo, é importante ler com atenção o contrato antes de assinar. Além disso, também deve-se aguardar a inspeção, que deve ser acompanhada detalhadamente.

Vale conferir se está tudo certo com os pneus, com o estepe e as ferramentas para troca eventual troca. O que não estiver em perfeito estado deve estar registrado na ficha de entrega do veículo, da qual o usuário deve ter uma cópia. Tudo que não constar no documento será cobrado como responsabilidade do locatário.

#8 - A devolução

Tudo que é bom dura pouco e, no fim da viagem, chega a hora de devolver o carro à locadora. O mais importante é entregar com o tanque de combustível cheio, caso tenha saído da locadora abastecido.

É importante fazer isso em um posto próximo à locadora. Ah, e não pode esquecer do horário combinado para a entrega. Qualquer atraso pode virar uma diária a mais.

Verifique também o local de entrega combinado, pois tem opções de pegar em uma cidade e devolver em outra. Tente chegar com um tempo de folga para evitar imprevistos.

*Sob supervisão de Luís Fernando Wiltemburg

Com informações do site "Um viajante"