Veja quatro dicas para aumentar a durabilidade do motor de seu carro

por Redação Bonde
   

Normalmente, se tem uma coisa que gera preocupação nos donos de veículos, é a durabilidade e saúde do motor de seu carro. Quando estraga, haja dinheiro e paciência para arrumar cada detalhe de um motor, que pode acabar até mesmo desvalorizando seu automóvel. Para evitar problemas no futuro, fica aqui quatro dicas de precauções e cuidados para aumentar a vida útil de seu motor.

iStock

DICA 1: Não aqueça o motor antes de começar a rodar

Um dos grandes rituais do brasileiro quando se acorda cedo para trabalhar e o carro está frio é deixá-lo esquentando por um tempo e ir fazer suas demais tarefas até o momento de sair com o carro já quente. ISSO NÃO É NECESSÁRIO! Basta apenas entrar no automóvel, ajustar o banco e os espelhos com o veículo ligado. Os 30 segundos de procedimento é o suficiente para já poder rodar com o carro.

Lembre-se de ainda rodar com suavidade, para que o motor atinja a temperatura ideal, pois o motor ainda estará frio no começo.

DICA 2: Evite acelerações bruscas

Aí está um dos piores hábitos, que prejudicam de forma brusca a saúde do carro. Acredite, essa atitude na abertura do semáforo não fará você chegar mais rápido no seu destino e deixará você mais próximo de uma visita ao mecânico.

Rodando no trânsito, o motor tende a trabalhar muito quente e tal atitude sobrecarrega o sistema de arrefecimento, juntas e correias.

DICA 3: Não economize no filtro de ar e de óleo

Se você planeja cuidar e aumentar a vida útil de seu motor, não tenha medo de gastar com o filtro de ar e de óleo. Sempre que puder, troque o filtro do óleo assim que esgotar.

DICA 4: Escolha o óleo como se fosse vinho

Assim como o vinho ruim dá dor de cabeça, óleo ruim também. Então, lembre-se, não tenha medo de gastar caro com o óleo de seu motor, já que é muito mais caro arrumar o estrago depois.

Não misture com óleo mineral. Prefira gerações mais novas do fluido, com poder de detergência de classe SL, no mínimo.

Os cuidados com o óleo pode resultar em uma economia a longo prazo, já que aumenta ainda mais a duração do motor de seu veículo.

Com informações do site Geração Seminovos