4 espécies de flores que podem ser cultivadas no inverno

por Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
   
Divulgação

Ter plantas em casa ou um jardim florido no quintal são ótimas maneiras de incluir a natureza mesmo morando na cidade grande, criando um espaço confortável e relaxante que pode servir como refúgio em meio à rotina agitada do dia a dia. Durante o inverno, com o clima frio e a baixa umidade, é normal que as plantas fiquem mais sensíveis e a quantidade de flores diminua, já que elas precisam se preparar para a floração durante a primavera.

Entretanto, ainda é possível deixar a temporada de frio do ano muito mais colorida, graças às várias espécies de flores que desabrocham durante o inverno. Investir nessas espécies, que podem ser facilmente encontradas em floriculturas de SP, Curitiba, Rio de Janeiro e em outras capitais, é a forma ideal para manter uma decoração caprichada, além de um ambiente agradável em casa durante esses meses do ano. Conheça as espécies mais bonitas que têm o inverno como época de floração.

Orquídea Denphal

As orquídeas são flores ornamentais muito apreciadas, existindo em várias cores e apresentando diferentes características, como flotação em determinados meses do ano, cuidados diversos, entre outras coisas. As flores da espécie Denphal são consideradas de fácil cultivo, apresentando a floração mais bonita durante o inverno. Elas podem ser plantadas em troncos de árvores, contanto que fiquem protegidas de luz solar direta pela copa.

Para que a planta cresça de maneira saudável, é preciso garantir um boa iluminação e a temperatura adequada, sendo o ideal de 15ºC a 18ºC durante a noite e de 21ºC a 29ºC durante o dia. Tomar cuidado com a rega é outra questão importante, já que questões como tamanho do vaso, umidade do ar e fase da orquídea devem ser levadas em consideração.

Prímula

Com tons que variam entre amarelo, vermelho, coral, roxo e violeta, as espécies de prímula são uma ótima opção para alegrar a estação mais fria do ano. Sua floração acontece no final do inverno, e ela tem preferência por locais à meia-sombra ou sob luz solar indireta, além de uma terra adubada frequentemente, sempre umedecida e com boa quantidade de matéria orgânica. Nativa da Ásia, ela não deve ser confundida com a também chamada prímula originária da América do Norte, muito usada na fitoterapia.

Cravo

Outra planta que floresce bem durante o inverno é o cravo, que tem aroma peculiar e aspecto delicado. Ele pode ser cultivado em vasos ou canteiros, mas, para que a planta cresça bem e saudável, seu solo não deve ser muito úmido. Essa planta tem boa resistência ao frio, mas continua bonita também durante o resto do ano, demandando cuidados simples, como regar somente o solo, evitando que a água caia sobre as flores, e mantendo o vaso em local com boa luminosidade.

Neve-da-montanha

Para quem tem um terreno com espaço considerável para plantio ou mora afastado da cidade, existem várias espécies de árvores que florescem durante o inverno, criando uma explosão de cores que deixa a estação mais aconchegante. A neve-da-montanha é uma árvore de pequeno porte, podendo chegar até os três metros de altura, com copa de aspecto cheio que lembra uma nuvem de algodão ou neve, graças à cor esbranquiçada de suas flores, que aparecem entre o outono e o inverno. É importante usar luvas no manejo da planta, já que sua seiva tóxica pode irritar a pele.

Conteúdo relacionado: