Alternativa sustentável: como integrar os paletes de madeira na decoração

por Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
   
Divulgação

Usar materiais fora do convencional, investindo em cores e texturas diferentes, é uma ótima estratégia para quem está cansado das opções tradicionais e deseja dar mais personalidade ao ambiente. Pensar em elementos alternativos para incluir na decoração é também uma ótima forma de ajudar o meio ambiente, dando nova utilidade para itens que seriam descartados, além de ser um bom jeito de economizar.

Entre os materiais alternativos que ganharam popularidade estão os paletes, ou pallets, de madeira, um tipo de estrado geralmente usado para a movimentação de cargas, mas que ganhou novas funcionalidades, integrando uma decoração aconchegante e informal, sendo usado como base para sofá ou cama, cabeceira, mesa, entre outras coisas. A peça pode ser tanto usada em sua cor original, como pintada, para combinar com o restante dos itens do cômodo.

Dependendo da função dos paletes, é essencial que eles estejam presos de maneira firme, evitando possíveis acidentes. Assim, pregos, martelo e até uma furadeira podem ser usados na fixação da peça, garantindo que o novo item decorativo não sairá do lugar. Confira algumas ideias de como usar o palete de madeira de forma criativa e interessante.

Cabeceira da cama

A cabeceira de cama tradicional pode facilmente ser substituída por um palete de madeira, proporcionando um toque moderno e informal para o cômodo. A peça pode ser simplesmente apoiada na parede, com cuidado para garantir que ela esteja segura, em uma base também de madeira ou fixada com o uso de pregos e parafusos, evitando que ela saia do lugar. De qualquer forma, é importante garantir que o palete está limpo e envernizado corretamente, garantindo sua durabilidade.

Base para sofá ou cama

A maneira mais popular de usar um palete de madeira é como base para sofá ou cama. Para isso, basta colocar a nova base no chão e acrescentar um ou mais colchões, além de almofadas, deixando o local confortável. Essa opção é especialmente útil para pessoas que moram em um apartamento ou estúdio, com a maior necessidade de compartilhar e integrar espaços. Outra ideia é usar paletes de diferentes tamanhos, criando um efeito de "escadinha” e aumentando a distância entre o colchão e o piso.

Mesa de centro

Para dar um ar informal ao ambiente, é possível usar um palete de menor tamanho como tampo de uma mesa de centro, perfeita para receber os amigos ou decorar o espaço. Para seguir o estilo mais rústico, a base da mesa pode ser feita com o uso de um rolo de carretel - uma peça arredondada e grande que fica charmosa quando combinada com uma decoração natural e cores quentes. Essa mesa pode ser posicionada até mesmo do lado da cama, ganhando a função de mesa de cabeceira.

Conteúdo relacionado: