Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Dicas que facilitam

Aprenda maneiras diferentes de usar mesas laterais e de apoio

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
23 set 2020 às 15:31
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Para projetar um bom living, algumas peças são indispensáveis, garantindo praticidade para o cotidiano. As mesinhas de apoio ou laterais, sem dúvida, são uma dessas. "Multifuncionais e extremamente versáteis, as mesinhas são peças curinga na decoração, ajudando a otimizar o espaço”, opina Carina Korman, do escritório Korman Arquitetos. Carina, ao lado de sua sócia Ieda Korman, separou algumas dicas para ajudar na hora de escolher a mesinha lateral ou de apoio ideal para cada projeto.


Segundo as profissionais do Korman Arquitetos, as mesinhas são peças práticas, pois permitem o uso livre e em diferentes ambientes. "Elas podem ocupar um cantinho da casa e facilmente serem movidas para outro espaço, caso haja necessidade”, aponta Ieda. Essa peça também agrega muitas funções – pode servir de apoio para os convidados, por exemplo, ou ser usada como uma forma de expor objetos e itens decorativos. Seu lugar mais comum é ao lado do sofá, servindo de suporte. "Quando posicionada próximo de uma bela poltrona, pode apoiar uma luminária, compondo um cantinho de leitura”, opina Carina. É possível ainda optar por jogos de mesas laterais que se sobrepõem, de um mesmo modelo ou variado, combinando diferentes alturas e criando mais superfície de apoio.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Apesar de permitir diferentes composições, Carina e Ieda Korman ressaltam algumas regras. "Para coordenar mesas laterais com sofás e poltronas, é importante levar em conta sua altura”, explicam. Segundo as profissionais, uma mesa lateral não deve ser baixa como uma mesa de centro, mas também não pode ser muito alta. "Idealmente, sua altura deve ser compatível com a do braço do sofá, permitindo fácil alcance para quem estiver sentado”, indicam.

Leia mais:

Imagem de destaque
Passarela flutuante

Natal 2023: Árvore tecnológica é inaugurada no Lago Igapó em Londrina

Imagem de destaque
Integrado com personalidade

Projeto de apartamento remodela o décor aproveitando parte da estrutura já existente

Imagem de destaque
Viva Magenta

Confira quatro dicas para usar a cor de 2023 na decoração

Imagem de destaque
Plantas e flores

Decoração natural promove bem-estar e embeleza o ambiente


Divulgação
Divulgação


Muito semelhantes às mesas laterais, as mesinhas de apoio se diferenciam apenas por sua função – como o nome indica, elas são peças que ficam soltas no ambiente, podendo se adaptar facilmente às necessidades do momento. "Nesse caso, a regra é nunca atravancar a circulação, deixando ao menos 60 cm livres ao redor da mesinha”, indica Ieda Korman.


As arquitetas também apontam que a escolha acertada de acabamento é essencial para uma boa mesa lateral ou de apoio. "Elas devem traduzir a essência do ambiente, mas também precisam estar de acordo com sua função”, pontua Carina. Assim, mesas que receberão copos ou vasos devem ser de materiais resistentes, como o vidro e laminado. Mesinhas com estrutura de metal são elegantes e contribuem para um visual minimalista, quando com um design de traços simples. A madeira traz aconchego e rusticidade, ao passo que o mármore é ideal para projetos clássicos e muito sofisticados.


Divulgação
Divulgação

"Muito versáteis, as mesas laterais e de apoio são ótimas para servirem como base para luminárias, telefones e adornos, podendo ter uso estendido até a varanda. No quarto, podem facilmente substituir a mesinha de cabeceira”, indicam. Uma ótima forma de unir funcionalidade com design, complementando a decoração do lar.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade