Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Especialista explica

Aquecedor a gás ou elétrico? Confira vantagens e desvantagens

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
05 jun 2019 às 08:16
- Shutterstock
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade


O banho pode ser um momento de relaxamento ou pressa. Tudo vai depender do tipo de aquecimento instalado no imóvel, principalmente, nos meses mais frios do ano. Para quem investe em aquecedores a gás, a garantia é de um banho bem quentinho e prazeroso.

Embora o inverno no Norte do Paraná seja menos rigoroso, o sistema de aquecedores a gás é utilizado na maioria dos prédios mais novos. "A construtora já deixa à disposição uma rede de tubulação a gás, que alimenta todos os apartamentos. A mesma estrutura que chega até o fogão, por exemplo, permite o aquecimento do chuveiro", explica o Engenheiro Mecânico Pedro Maia Filho.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Mas é preciso estar atento na hora da compra do equipamento. Adquirir o modelo mais adequado, levando em consideração a capacidade e a vazão, a tubulação instalada no imóvel e o posicionamento do cômodo onde ficará o aquecedor. "Quanto maior a distância do aquecedor até o local do consumo (como o chuveiro, torneiras), maior será a perda de temperatura. De repente, é até necessário pressurizar a rede hidráulica. Deve-se observar, também, se a ventilação é adequada, se existem dutos para a saída de ar, sem fechar as aberturas existentes, pois o queimador consome oxigênio do ambiente durante a combustão", explica a Engenheira Mecânica Ingrid Froba.

Leia mais:

Imagem de destaque
Melhorando o ambiente

Como escolher o modelo certo para revestir o box do banheiro

Imagem de destaque
Casa Prática

Como facilitar o dia a dia e a manutenção de sua casa

Imagem de destaque
Placas adesivas

Piso Vinílico: conforto e praticidade no dia a dia das residências

Imagem de destaque
Para não perder materiais

Obra limpa e conservada: Saiba como organizar e proteger os materiais durante todo o processo


Por isso, é essencial a contratação de um Engenheiro habilitado pelo Crea-PR. Somente um profissional capacitado será capaz de elaborar o projeto, indicar o equipamento mais adequado e dar suporte para qualquer problema. "Não há espaço para descuidar quando se fala em segurança. A instalação ou manutenção incorreta pode colocar em risco a vida de familiares e outros moradores. Aí entra o profissional habilitado pelo Crea-PR, que pode ser um Engenheiro Mecânico ou profissional qualificado sob a supervisão de um profissional habilitado", completa Ingrid.

Publicidade


Riscos


A especialista explica que, quando há alguma falha na combustão, o aquecedor pode liberar monóxido de carbono, um gás extremamente perigoso, pois não tem cheiro e, dependendo da quantidade inalada, chega até a matar. "A chama deve ser preponderantemente azul e transparente, sem a excessiva formação de pontas amareladas. Caso a chama esteja amarela, é sinal de que a regulagem não está correta, a combustão não está sendo completa e está produzindo o monóxido de carbono", orienta. "Esta é a época que ocorrem mais acidentes, pois é quando se usam mais os equipamentos, às vezes sem a manutenção adequada."

Publicidade


Aquecedores elétricos


Os aquecedores elétricos são uma saída para quem não possui um sistema de aquecedor a gás instalado no imóvel e, mesmo assim, deseja driblar as baixas temperaturas. "O frio em Londrina é mais ameno, por isso, muita gente opta por esses equipamentos mais baratos", analisa o Engenheiro Elétrico Luiz Muraska.

Publicidade


Uma das opções mais procuradas é o aquecedor a óleo, que funciona por meio de uma resistência tubular. Há também os termoventiladores, que espalham o ar quente para o ambiente, os de tubo de cerâmica, e o ar-condicionado inverter. "Na minha opinião, a opção mais conveniente é o aquecedor a óleo, que possui rodinhas e promove maior mobilidade. Dá para usar na sala de estar e ainda possui temporizador. O usuário pode programar o tempo desejado e dormir tranquilamente", explica Muraska.


"Já o inverter é o mais moderno do mercado e trabalha com regulador de frequência, o que gera uma economia de 60% na energia elétrica em relação aos equipamentos tradicionais, pois o motor trabalha com menor rotação", aponta Muraska

Publicidade


Porém, alerta o especialista, os aquecedores elétricos consomem muita energia. A conta de luz pode vir salgada. "Eles têm praticamente a mesma potência de um secador de cabelos", diz o Engenheiro. E os riscos existem. O termoventilador, por exemplo, é perigoso para animais e crianças, que podem se queimar ao se aproximar do equipamento.


Cuidados


O consumidor deve contratar um profissional habilitado para verificar se a rede elétrica do imóvel suporta o sistema de aquecimento elétrico. "A rede precisa ser segura. Esse tipo de serviço só pode ser executado por especialistas na área, que são capazes de elaborar um projeto bem caracterizado baseado nas necessidades de quem mora na casa. Um Engenheiro Eletricista credenciado pelo Crea-PR pode garantir instalações seguras", completa.

O consumidor também deve prestar atenção na hora de comprar um produto e exigir o selo de garantia do Inmetro. Os de categoria A ou B têm maior eficiência energética. Outras dicas úteis são: assim que ligar o aparelho, mantenha as portas fechadas e coloque-o longe das janelas; use tomadas específicas e evite os famosos "Ts".


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade