Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Sol intenso

Calor exige mais cuidados com o gramado

Redação Bonde com assessoria de imprensa
15 jan 2021 às 15:02
- Divulgação / Tramontina
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O sol é essencial para o desenvolvimento das plantas, sendo a sua fonte de energia fundamental. Com a chegada do verão, a incidência solar está em seu auge. Para aproveitar o melhor dessa época, é preciso ter alguns cuidados para manter o gramado em pleno crescimento e não sofrer com o excesso de calor, transformando-o em um legítimo "tapete verde". O mais importante é priorizar duas rotinas de manutenção: o corte e a irrigação. A Tramontina separou a seguir algumas dicas básicas para contribuir na lida do seu gramado:


Irrigação
Nesse período, é muito importante manter uma rega equilibrada, sem negligenciar ou exagerar. A primeira regra geral é, preferencialmente, no início da manhã ou fim da tarde, evitando as horas mais quentes do dia. Dessa forma, você reduz as perdas por evaporação e mantém o gramado hidratado para suportar melhor o sol pleno.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Além disso, o ideal é fazer uma rega mais intensa, em intervalos maiores, do que regar toda hora durante menos tempo. Essa prática estimula o aprofundamento das raízes das gramíneas, que se tornam mais resistentes à seca. E, para preservar o meio ambiente e economizar na conta de água, é possível reutilizar a água coletada em cisternas no período de chuva, cuidando não só do seu gramado, mas do meio ambiente.

Leia mais:

Imagem de destaque

Apartamento térreo com quintal: por que escolher a opção garden?

Imagem de destaque
Cuidados necessários

Nem muito calor, nem muito frio: saiba como cuidar das suas plantinhas durante o outono

Imagem de destaque
Jardinagem no estilo

Veja cinco plantas que prometem ser tendência em 2023

Imagem de destaque
Decoração Floral

Aprenda a levar o frescor primaveril na decoração da sua casa


Divulgação / Tramontina
Divulgação / Tramontina - Aspersor oscilante para engate rápido
Aspersor oscilante para engate rápido


Para tornar essa rotina mais prática, é possível usar os aspersores, dispositivos que realizam uma irrigação controlada e mais distribuída. Existem diversos modelos, como o oscilante, circular e estático, com diferentes funcionalidades, cujos jatos
e fluxo de água podem abranger tanto pequenas, quanto grandes áreas. A possibilidade de alterar a posição, limitar o ângulo de atuação ou colocar eles em série, traz praticidade e eficiência durante a rega. Por serem leves e possuírem um engate fácil, podem ser alterados de local, ou mesmo de mangueira, com muita rapidez e praticidade.

Publicidade


Se você gosta do hábito de molhar o seu jardim, e aproveita o momento para dar uma avaliada na sua grama, outras ferramentas também podem ajudar. Para controlar o fluxo e a pressão da água na hora de refrescar as plantas, o Irrigador, Esguicho ou Hidropistola são ótimas opções. Todos os acessórios podem ser utilizados para molhar não só o gramado, mas também as flores mais delicadas, sem o perigo de machucá-las. É importante ter uma mangueira resistente e flexível, que aguente a incidência solar e as adversidades do seu jardim.


Corte
Durante as estações mais quentes, em geral a grama cresce mais rápido, estimulada pelo calor, luz e umidade. Nessa época, é muito importante fazer a poda frequentemente para mantê-la bonita e saudável. Portanto, utilize equipamentos com bom rendimento, adequados ao tamanho da sua área.

Publicidade


Para esse período de cortes, alguns cuidados precisam ser tomados com as máquinas. Verifique se as lâminas dos cortadores estão bem afiadas. A afiação adequada das lâminas melhora a eficiência do equipamento, traz um aspecto mais uniforme ao corte do gramado e proporciona melhor cicatrização das folhas.


Divulgação / Tramontina
Divulgação / Tramontina - Cortador de grama a combustão
Cortador de grama a combustão


Após a poda, recolha a grama com o auxílio de um carrinho de mão, para tornar a atividade mais prática. Quando deixada sobre o gramado recém cortado, a grama pode prejudicar o arejamento do solo e a própria saúde do seu tapete verde. Além disso, após recolhida pode ser utilizada para a compostagem ou ser disposta em superfícies de canteiros, para minimizar o surgimento de plantas espontâneas e ajudar a manter a umidade do solo.

Com essas dicas, e com os equipamentos e acessórios corretos, tudo fica mais fácil. Cuide do seu gramado e desfrute dos melhores momentos na relva macia.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade