Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Confira!

Cinco dicas para evitar o mofo em roupas e móveis no inverno

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
24 jul 2019 às 10:24
- Shutterstock
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Além do chocolate quente e das roupas elegantes, o inverno também é a estação propícia para o aparecimento do mofo. Também conhecido como bolor, o mofo pode atingir desde casacos guardados no guarda-roupas até papeis armazenados em gavetas, por exemplo. Os ambientes úmidos, característicos do inverno especialmente nas regiões Sul e Sudeste, são perfeitos para a reprodução desses fungos, que em alguns casos pode até mesmo atingir os móveis.

O que parece ser apenas um pequeno detalhe estético pode representar também um perigo à saúde de milhões de brasileiros. Estima-se que um terço da população tenha algum tipo de alergia – a mais comum é a respiratória.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Para evitar problemas com o mofo, Leonardo Castelo, fundador e presidente da Ecoville, sugere essas dicas:

Leia mais:

Imagem de destaque
Casa saudável

Cinco dicas que vão trazer mais saúde para os moradores e os ambientes do lar

Imagem de destaque
Clássica e moderna

Móveis em acrílico são peças-chave para uma decoração

Imagem de destaque
Pandemia

Dicas para realizar atividades remotas em casas pequenas

Imagem de destaque
Obras residenciais

Sem saber como limpar os vidros depois da obra? Confira três dicas



1 - Deixe o ar circular

Publicidade


A ventilação dos ambientes impede a concentração da umidade. Por isso, é importante arejar o roupeiro com frequência. Procure deixar as portas abertas nos momentos de incidência do sol.


2 - Utilize um desumidificador

Publicidade


Também como um antimofo, o produto é um ótimo aliado para eliminar a umidade. Ao reter o líquido em seu recipiente, deixa um agradável perfume no ambiente onde se encontra. Utilize-o em um canto do móvel (guarda-roupas, gavetas, armários, etc.) que não impeçam a movimentação dos objetos ali armazenados. O produto pode ser comprado pronto, mas também pode-se fazer uma substituição caseira: colocar um pote com bicarbonato de sódio e pedaços de algodão embebidos em essência de terebintina.


3 - Tenha cuidado especial com as roupas

Publicidade


Guardar uma peça sem lavar? Nem pensar! Uma gotícula de suor, chuva ou até mesmo a gordura natural do corpo pode causar manchas e facilitar o surgimento dos fungos. As roupas de couro sintético precisam ser retiradas com frequência do guarda-roupas para arejar.


4 - Faça uma limpeza mensal

Publicidade


Apesar de exigir mais tempo, a limpeza é essencial para a manutenção do armário. Retire todas as roupas e faça uma higienização profunda. Primeiro, passe o aspirador de pó e depois desinfete as prateleiras utilizando um pano umedecido com produtos específicos ou vinagre e água sanitária. Deixe todas as portas abertas por algumas horas até que o armário esteja bem seco.


5 - Use produtos para desinfecção

Há produtos com soluções específicas que não fazem apenas uma limpeza profunda, mas também desinfetam todo o móvel dos fungos. Um exemplo é o eliminador de odores. Dilua um litro do produto em cinco litros de água. Com um pulverizador, aplique o conteúdo no pano e, depois, na superfície interna do guarda-roupa. A maior vantagem da utilizar uma marca especialista em limpeza é a garantia de higienização.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade