Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Vida conjugal

Confira quatro dicas para começar um lar para dois

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
02 out 2019 às 08:54
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Aquele velho ditado "quem casa quer casa”, pode também ser adaptado para quem apenas decidiu juntar as escovas, construir uma vida a dois e chamar um lar de "nosso”.

A verdade é que deixar a casa dos pais ou afastar-se da fase solitária não é nada fácil. Para que organização e decoração não sejam empecilhos e motivos para atrapalhar o relacionamento, o time de profissionais Bianca Atalla, Elisa Ju e Fernanda Mendonça, do escritório Oliva Arquitetura, e o arquiteto Pietro Terlizzi, do escritório que leva o seu nome, relatam suas experiências com clientes que os buscaram para construir a morada que deu início à vida conjugal. Acompanhe as dicas:

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A casa é para os dois - Quando se começa uma rotina de casado, é preciso abrir mão - pelo menos um pouco - da individualidade para que ambos se sintam em casa – seja em função do espaço ou dos hábitos do cotidiano.

Leia mais:

Imagem de destaque
Passarela flutuante

Natal 2023: Árvore tecnológica é inaugurada no Lago Igapó em Londrina

Imagem de destaque
Integrado com personalidade

Projeto de apartamento remodela o décor aproveitando parte da estrutura já existente

Imagem de destaque
Viva Magenta

Confira quatro dicas para usar a cor de 2023 na decoração

Imagem de destaque
Plantas e flores

Decoração natural promove bem-estar e embeleza o ambiente


Guilherme Pucci/Divulgação
Guilherme Pucci/Divulgação


Os costumes que cada um mantinham antes de morarem juntos devem ser revistos para que a nova rotina se encaixe harmoniosamente entre os dois, incluindo a divisão das tarefas do dia a dia ou mesmo com a organização da casa.

Publicidade


Quanto aos espaços, é importante que as áreas comuns da casa reflitam a personalidade do casal e estejam bem adaptados às necessidades de cada um. Entretanto, a profissional Fernanda Mendonça destaca que, independentemente do nível de integração entre os cômodos ou das limitações de metragem, é interessante que se tenha um espaço para a individualidade de cada um.


"Se o apartamento apresentar uma divisão entre a sala e o quarto, isso já permite que cada um tenha um momento mais reservado quando necessário”, exemplifica Fernanda.

Publicidade


Amigos em casa - Muitos recém-casados adoram organizar open house para que os amigos conheçam o seu apê e possam compartilhar esse novo momento. Para receber visitas, o arquiteto Pietro Terlizzi indica que é importante que os espaços sejam versáteis e que possibilitem acomodar com conforto todos os convidados. "A área da sala de jantar pode estar integrada ao estar. Assim, é possível criar um espaço único e que comporte, com conforto, um número maior de pessoas”, afirma Pietro.


Guilherme Pucci/Divulgação
Guilherme Pucci/Divulgação


Otimização do espaço - A organização é a chave do sucesso para qualquer casal. Pode até parecer brincadeira, mas pequenas situações que acontecem no início da relação podem ser o estopim para alguma discussão. Por isso, manter as coisas em ordem é primordial.

Publicidade


Julia Ribeiro/Divulgação
Julia Ribeiro/Divulgação


"Armários, gavetas e nichos são ótimos aliados para se manter tudo no lugar e organizado. Sempre recomendo investir em cestos bonitos que podem servir tanto para guardar aquilo que é necessário, como também compor a decoração. Acredito que uma conversa com o companheiro(a) para definir os lugares certos é o melhor caminho”, aconselha Bianca Atalla.


Tons e tendências - Escolher a paleta de cores é uma tarefa mais difícil, porém essencial para deixar o lar com a cara do casal. Um pode ser mais discreto e o outro aquele que gosta mais de ousar.


Julia Ribeiro/Divulgação
Julia Ribeiro/Divulgação


Para o trio do Oliva Arquitetura, um dica imbatível é investir em base para marcenaria e piso e deixar os pontos de cores à cargo de itens pequenos e móveis soltos como estofados, além de eleger uma parede para um tom especial para pintura ou efeito de textura. "Dessa maneira o casal consegue trocar o estilo da casa ao longo dos anos sem a necessidade de fazer grandes reformas ou investimento”, indica Elisa.

Uma tendência que vem fazendo muito a cabeça dos jovens casais é o cimento queimado. Apesar de remeter ao estilo industrial, é possível mesclar outros materiais e estilos no mesmo ambiente. "É possível aplicar tinta com textura de cimento queimado no forro e nas paredes em áreas secas. Da mesma forma, o mercado também dispõe de revestimentos que remetem ao efeito de cimento e que podem ser usados tanto no piso quanto nas paredes”, finaliza Pietro Terlizzi.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade