Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Você conhece?

Conheça 8 benefícios da brise vegetal

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
26 ago 2020 às 15:10
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Além de conservar o local e valorizar o imóvel, o uso de plantas na fachada funciona como isolante térmico para o ambiente interno. A brise vegetal pode ser aplicada em edifícios sem limite de altura e casas.


A fachada pode contribuir de forma significativa para aquecimento ou resfriamento passivo do ambiente. O sombreamento por vegetação vai refrescar no verão e aquecer no inverno. Em clima tropical, realidade na maior parte do nosso país, o benefício é ainda maior por proteger contra o acúmulo de calor.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Segundo o engenheiro agrônomo João Manuel Feijó, da Ecotelhado, empresa especializada em Design Biofílico, a Brise Vegetal Floreira é um sistema modular composto por containers dispostos na parte externa, no qual plantas trepadeiras, como falsa vinha, unha de gato e jasmim dos poetas, são conduzidas por cabos de aço inoxidáveis presos por fixadores do mesmo material.

Leia mais:

Imagem de destaque

Apartamento térreo com quintal: por que escolher a opção garden?

Imagem de destaque
Cuidados necessários

Nem muito calor, nem muito frio: saiba como cuidar das suas plantinhas durante o outono

Imagem de destaque
Jardinagem no estilo

Veja cinco plantas que prometem ser tendência em 2023

Imagem de destaque
Decoração Floral

Aprenda a levar o frescor primaveril na decoração da sua casa


Para quem tem interesse em outros tipos de plantas, há uma novidade: a Brise Vegetal Pendente. Com uma sucessão de vasos feitos com material reciclado da Ecotelhado, ela permite ainda o cultivo de espécies de forração em efeito cascata. Entre as opções mais rústicas e que não exigem tanto cuidado, estão a Hera Sueca, Asparguinho, Piléia e Singônio. A solução contempla a irrigação automatizada, o que garante pouca manutenção.

Publicidade


"As superfícies vegetadas consomem até 80% da irradiação solar para evaporar água. As brises convertem calor acumulado nas paredes, que seria bloqueado com o uso de ar-condicionado, principalmente em prédios. Algo que confere gastos excessivos com energia”, explica Feijó.


Divulgação
Divulgação


Confira 8 benefícios da Brise Vegetal:

Publicidade



1- Conforto térmico


O desconforto térmico eleva a irritabilidade e cansaço, por exemplo. Por isso, o conforto térmico é importante tanto para o bem-estar quanto para favorecer a produtividade.

Publicidade



2- Bem-estar


Diminui a poluição, melhora a qualidade do ar e atrai a biodiversidade para a cidade.

Publicidade



3- Contato com a natureza


Com a vida cada vez mais urbana, interna e tecnológica, a natureza é incorporada cada vez mais na arquitetura para criar ambientes mais saudáveis para viver, trabalhar e estudar.

Publicidade



4- Certificações


Favorece a obtenção de certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), que reconhece práticas sustentáveis.

Publicidade



5- Reduz gastos com ar-condicionado


Com a queda da temperatura interna, o consumo de ar-condicionado e o gasto em contas de energia caem.



6- Conforto acústico


Funciona também como filtro de ruídos externos.



7- Pouca manutenção


Outro ponto positivo da brise vegetal é sua manutenção simples, que necessita de aplicação anual de fertilizantes e irrigação automatizada.



8- Valorização do imóvel

As pinturas deixam de ser frequentes e o imóvel é valorizado.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade