Conheça e crie uma nova decoração de flores dentro da sua casa

por Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
   

Poucos elementos de decoração são tão versáteis quanto as flores. A quantidade e os tipos de arranjos que podem ser montados conseguem facilmente fazer parte da composição de diferentes ambientes.

Divulgação

Algumas flores, como as orquídeas, têm um valor ornamental que gera grande interesse entre grupos de colecionadores. Essas plantas, que compõem a família Orchidaceae, chamam a atenção pelo formato intrigante de suas flores, que pode até assumir a forma de elementos familiares aos seres humanos, como a espécie Dracula simia, com um miolo que lembra o rosto de um macaco.

As orquídeas são encontradas principalmente na América Central e na América do Sul, sendo a Colômbia um dos países onde existe o maior número de espécies registradas, chegando a aproximadamente quatro mil, sendo que a maioria está concentrada na região andina. Equador, Nova Guiné e Brasil também fazem parte da lista de países com o maior número de espécies de orquídeas em seu território.

Regiões tropicais, especialmente as áreas montanhosas, são ambientes propícios para a propagação dessas espécies, já que a barreira natural isola as populações de plantas. Em locais de competição, as orquídeas podem assumir um comportamento epífito, momento em que elas vivem sobre outras plantas, utilizando-as somente como apoio, mas sem retirar nutrientes da mesma, em uma relação sem parasitismo.

O número de orquídeas naturais que, de fato, tem um alto valor não é assim tão grande. As plantas mais interessantes são fruto de combinações realizadas em laboratório, atribuindo maior valor a essas espécies, além de melhorar sua resistência e capacidade de adaptação. A criação de outros tipos em laboratório também colabora para diminuir a coleta de orquídeas ainda presentes na natureza, atividade que poderia prejudicar a existência de certas espécies.

Flores desse tipo são uma ótima opção para presentear uma pessoa especial ou para decorar a casa de maneira charmosa, podendo ser encontradas em floriculturas online ou outras lojas especializadas. Para que elas possam florescer de forma bela e saudável, é importante que a planta tenha a quantidade necessária de luz solar, dependendo da espécie -- enquanto as Phalaenopsis preferem sombra e calor, a Vanda prefere locais arejados e com muita luz. A rega também é outro aspecto importante no cuidado dessas plantas, já que elas podem reagir de maneira negativa ao excesso de água.

Conteúdo relacionado: