Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Muita cor!

Decoração com personalidade: inspire-se nos projetos e dicas da arquiteta

Redação Bonde com assessoria de imprensa
29 jan 2021 às 14:56
Casal de moradores com personalidade alegre rendeu inspiração para um quarto todo azul - Carlos Piratininga
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Parece óbvio, mas cada detalhe do projeto de arquitetura de interiores deve seguir os gostos e, acima de tudo, a personalidade dos moradores. Afinal, as pessoas precisam sentir que a casa é o seu lar e os ambientes devem refletir, por meio das escolhas, suas histórias, lembranças e o estilo. Assim, a seleção do mobiliário e dos itens decorativos carregam a missão de representar o senso de pertencimento e a tão esperada sensação de aconchego.


Nesse sentido, o emprego de cores vibrantes tem o poder de transformar, combinando com personalidades marcantes. Porém, antes de sair colocando esses tons em todos os lugares, é importante ter algumas questões em mente. "As tonalidades se equilibram? De que forma? Existem outras cores no espaço? O que o morador quer transmitir? A intenção é destacar ou camuflar?”, são algumas listadas pela arquiteta Cristiane Schiavoni, à frente do escritório que leva o seu nome.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Antes de especificar essas tonalidades em projetos, a profissional afirma que passa pela etapa de conhecer muito bem os seus clientes. "No dia a dia vou percebendo as preferências dos futuros moradores. Nas projeções 3D insiro algumas cores e observo as reações. É essencial compreender o jeito de cada um”, explica.

Leia mais:

Imagem de destaque
Passarela flutuante

Natal 2023: Árvore tecnológica é inaugurada no Lago Igapó em Londrina

Imagem de destaque
Integrado com personalidade

Projeto de apartamento remodela o décor aproveitando parte da estrutura já existente

Imagem de destaque
Viva Magenta

Confira quatro dicas para usar a cor de 2023 na decoração

Imagem de destaque
Plantas e flores

Decoração natural promove bem-estar e embeleza o ambiente


Porém como conseguir o equilíbrio? A resposta pode parecer complicada, mas com a utilização do círculo cromático tudo fica mais simples. Ele apresenta 12 cores dispostas lado a lado e divididas seguindo a tonalidade. A classificação mostra como podem ser misturadas: cores primárias, secundárias, terciárias, análogas, complementares, frias e quentes, neutras e monocromia. "O material está disponível na internet e pode ser consultado na hora de escolher os elementos”, diz Cristiane Schiavoni.

Publicidade


Outra técnica para balancear é usar componentes que, muitas vezes, são considerados neutros como madeira, tecidos e até mesmo o branco. Esse último, dependendo da situação, funcionará mais como um meio de destacar os tons vibrantes do que os suavizar.


Dessa forma, se o objetivo é ousar nas tonalidades, sem esquecer da harmonia no cômodo, a arquiteta reuniu inspirações de seus projetos para ajudar nessa missão. Confira a seguir:

Publicidade


1) Quarto azul
Apesar de ser uma cor de bastante originalidade, o azul é associado à calma e tranquilidade, encaixando perfeitamente em um dormitório. Assim, ao observar o modo animado dos moradores, a profissional escolheu usá-lo em quase todas as paredes. Os quadros, a cortina, a estrutura de metal da cabeceira, o cinza e a madeira no banheiro foram empregados como forma de dosar a intensidade da cor.


2) Sala de estar com toques de amarelo

Publicidade


Carlos Piratininga
Carlos Piratininga - O amarelo e o cinza, cores de 2021 da Pantone, marcam presença no projeto da sala de estar com atmosfera de décor industrial
O amarelo e o cinza, cores de 2021 da Pantone, marcam presença no projeto da sala de estar com atmosfera de décor industrial


A sala de estar pertence aos mesmos moradores do quarto azul. "É interessante ressaltar que os elementos amarelos desse ambiente já pertenciam ao casal, que nos trouxe a possibilidade de compor a partir deles”, conta a profissional. Para destacar, uma base neutra com cimento queimado, tijolinhos e cinza foi a melhor opção. Os tons combinados realçaram a integração do projeto.


3) Sofá vermelho

Publicidade


Carlos Piratininga
Carlos Piratininga - No contraponto ao sofá vermelho e os quadros coloridos, elementos brancos, como a mesa de centro em laca brilhante, a parede e o cinza claro do tapete
No contraponto ao sofá vermelho e os quadros coloridos, elementos brancos, como a mesa de centro em laca brilhante, a parede e o cinza claro do tapete


Os quadros pertenciam à moradora, porém estavam espalhados pela sala de estar. Além disso, apesar de ser uma casa em um estilo clássico, a profissional percebeu o jeito marcante da cliente. Portanto, para enaltecer esse lado animado, foi criado uma exposição com todas as obras de arte na mesma parede.


Nesse sentido, o sofá vermelho faz parte do painel, acrescentando alguns toques sutis de verde e roxo. Os demais itens são neutros, criando um fundo ideal para a composição.

Publicidade


4) Geladeira amarela


Carlos Piratininga
Carlos Piratininga - A combinação entre amarelo e cinza aparece novamente, dessa vez na cozinha
A combinação entre amarelo e cinza aparece novamente, dessa vez na cozinha


Após a cliente ter comprado a geladeira errada, a arquiteta resolveu o problema propondo usar pontos de amarelo na peça e no nicho ao lado. A solução coube perfeitamente no ambiente com predomínio do cinza. "O amarelo chegou para trazer alegria para o local onde os alimentos são preparados. A cozinha demanda cores mais vibrantes, animando os dias”, conta a profissional.

Publicidade


5) Obras de arte


Carlos Piratininga
Carlos Piratininga - Quando a obra de arte dá o tom para o restante da decoração em uma sala de TV cheia de estilo
Quando a obra de arte dá o tom para o restante da decoração em uma sala de TV cheia de estilo


Nesse projeto, a arquiteta percebeu, desde o início, que os moradores eram apaixonados pelas cores, afinal o sofá azul foi comprado por eles. "A ideia principal foi trazer esse estilo, equilibrando as tonalidades de azul, amarelo e verde”, conta. A escultura da artista plástica Rosana Ciotta e o tapete entraram na composição, tendo o móvel como protagonista.


Nesse caso, as paredes foram pintadas em um tom neutro, porém isso não é uma regra. É possível misturar cores vibrantes em um mesmo ambiente, sem ficar incômodo. Se for usar o branco, por exemplo, é importante entender que ele tem a função de destacar ainda mais o elemento colorido. Logo, se a intenção for diminuir a intensidade, o recomendado é escolher tonalidades próximas e colocá-las lado a lado.


6) O roxo toma conta


Carlos Piratininga
Carlos Piratininga - Usando o painel como inspiração, o roxo ganhou os móveis da sala
Usando o painel como inspiração, o roxo ganhou os móveis da sala


A decoração dessa sala de estar teve como principal inspiração o painel ao fundo que traz uma foto significativa para a proprietária. Dessa forma, o mesmo roxo da imagem foi usado para as cadeiras ao centro. No projeto, o branco foi escolhido para realçar o tom forte.


7) Combinação clássica


Carlos Piratininga
Carlos Piratininga - A combinação clássica ofereceu elegância ao banheiro
A combinação clássica ofereceu elegância ao banheiro


Apesar de ser uma cor clássica, o preto ainda assusta algumas pessoas. Nesse banheiro, a proposta foi trazer elegância e sofisticação, entretanto, a tonalidade também pode estar em projetos mais modernos. O preto marmorizado foi aplicado na parede, contrapondo com o branco. A combinação transformou a atmosfera, complementado pelo armário em grafite.


8) Cozinha vermelha


Carlos Piratininga
Carlos Piratininga - A cozinha ganhou ares ousados com a combinação cromática
A cozinha ganhou ares ousados com a combinação cromática


Partindo do piso de granito preto, Cristiane Schiavoni criou uma proposta arrojada. Assim, nasceu o projeto de uma cozinha retrô, reforçada pelos armários em vermelho coral. O aspecto forte da moradora ainda foi reforçada nos pendentes em amarelo e nas cadeiras padronizadas.

"Quando falamos de cores vibrantes e decoração com personalidade, é essencial seguir seu estilo, sem esquecer da harmonia cromática nos ambientes. Eu sempre digo que não existe feio ou bonito, brega ou chique, mas sim projeto coerente ou incoerente”, finaliza a profissional.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade