Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Cultivar dentro de casa

Descubra quais plantas nativas podem ser usadas na sua casa!

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
15 jul 2020 às 17:36
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Quem já não tentou ter uma planta nova dentro de casa? Em geral, o que mais se vê são as mesmas plantas, sem tanta diversidade e a maioria estrangeiras, quando no Brasil há a maior biodiversidade vegetal do mundo à disposição. As plantas brasileiras são desejadas no mundo todo e muitas podem se dar muito bem em ambientes de escritório e dentro de casa.

"Atualmente, se fala muito do conceito "Urban Jungle” como um estilo de decoração”, comenta Tatiane Matsuo, arquiteta, paisagista e sócia-fundadora da Niwarq Projetando Harmonia. "Há diversos influencers no mundo mostrando suas casas repletas de plantas diversas e demais elementos, criando um ambiente bem orgânico, com elementos naturais como pedras, madeira, muita claridade e vasos ou cestos”, complementa a paisagista.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


No entanto, a arquiteta ressalta que, para cada tipo de planta que se escolhe, é importante estudar os seguintes aspectos: insolação, irrigação, drenagem, adubação, ventilação e o recipiente em que se pretende colocá-la. "É como nós ou qualquer outro ser vivo: precisa de sol, água sem excessos pra não mofar, comida, uma moradia e troca de ar para respirar com qualidade”, afirma.

Leia mais:

Imagem de destaque
Caso Dora Figueiredo

Reformar apartamento alugado sem autorização pode gerar despejo

Itens feitos à mão são ótimas opções para decorar, garantindo um toque de exclusividade e requinte, como mantas e xales de tricô.
Sem cair no caricato

Entenda como aplicar o conceito temático na decoração de interiores

Imagem de destaque
Base tonal da moda

Deixe sua casa mais aconchegante neste outono/inverno com decorações em tons terrosos

Imagem de destaque
Soluções de arquiteta

Inspire-se com o charme dos cantinhos para refeições rápidas em cozinhas compactas


No caso de plantas em ambientes internos, o ideal é escolher espécies de "meia sombra” ou "sombra”, ou seja, que exigem apenas boa claridade ou sol parcial de preferência matinal. Além disso, em local onde há ar condicionado também exige plantas mais resistentes.

Publicidade


A paisagista e arquiteta Tatiane Matsuo lista algumas plantas brasileiras que podem ser bem interessantes para quem quer se aventurar a ter uma companheira dessas no seu dia a dia:


Philodendrons

Publicidade


Philodendron undulatum (foto autoral)
Philodendron undulatum (foto autoral)


Há uma diversidade enorme de filodendros nativos. São pertencentes à família das Araceaes. Os mais queridinhos dos nossos jardins são a costela-de-adão (Monstera deliciosa), o guaimbê (Philodendron bipinnatifidum), o pacová (Philodendron martianum) e o ondulado (Philodendron undulatum). Em geral, essas plantas necessitam de um bom vaso e espaço ao redor, pois abrem bem suas folhagens exuberantes. É interessante um vaso de, no mínimo, 50x50x50cm (altura x largura x profundidade). Todas essas vão bem em ambientes fechados, mesmo com ar condicionado, mas, como todas as plantas, preferem uma troca natural de ar.


Philodendron martianum (foto autoral)
Philodendron martianum (foto autoral)



costela-de-adão (foto autoral)
costela-de-adão (foto autoral)



Avenca (adiantum spp)

Publicidade


São herbáceas ornamentais do tipo pendente de folhas bem delicadas, não apreciam ficar em ambientes sem corrente de ar, gostam de permanecer úmidas, meia sombra e não crescem tanto. São ótimas para usar penduradas em "Hangers” ou vasos de parede. Elas exigem um pouco mais de atenção para acompanhar sua adaptação ao novo local em que ficarão, o bom é que rebrotam com facilidade.



Marantaceaes


maranta (foto autoral)
maranta (foto autoral)


As marantas ou calatheas são também herbáceas, a maioria de meia sombra que possuem diversidade enorme de cores, tamanhos de folhagens e texturas. Também gostam de solo levemente úmido e solo fértil. A maranta zebrina (Calathea zebrina) é apreciada por suas listras, a maranta pena-de-pavão (Maranta leuconeura) também é muito conhecida, a maranta tricolor apresenta tons de vermelho com branco e verde rajados, que compõem muito bem com outros tons de verdes.

Além dessas há diversas bromélias, orquídeas e samambaias brasileiras que podem contribuir com o nosso ambiente. "Sempre que comprar uma planta peça para saber se ela é nativa”, recomenda a paisagista Tatiane Matsuo. Por que fazer isso? "As plantas estrangeiras hoje ocupam mais de 80% das vendas de atacado. Se nós, consumidores conscientes, começarmos a consumir mais as plantas nativas faremos o resgate da nossa flora nativa pouco a pouco. Priorizar as nativas é deixar nosso legado de gratidão pela nossa terra, é ter menos gastos, já que são espécies já adaptadas ao nosso clima, é alimentar bem a nossa fauna e consumir menos produtos industrializados para adubação e água. Ser fã de nativas é ser um consumidor consciente”, finaliza.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade