10 passos infalíveis para uma churrasqueira em casa

por Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
   

Reunir convidados e oferecer um bom churrasco é quase que um ritual sagrado para os brasileiros. Parece óbvio, mas um tudo começa com o projeto de uma boa churrasqueira em casa. Com diversas opções de tamanhos, formatos, materiais e acabamentos disponíveis é preciso entender qual o modelo adequado para o ambiente e a demanda dos moradores.

Gui Morelli

Experientes no assunto, Carina e Ieda Korman, do escritório Korman Arquitetos, prepararam dez dicas de tudo que você precisa saber sobre o assunto.

1- Área da churrasqueira!

Antes de definir o modelo da churrasqueira, o primeiro passo se consiste em avaliar onde será feita a instalação, independentemente do tamanho da área disponível - seja uma área grande ou pequena. A arquiteta Ieda Korman aconselha que o ambiente deve ser ventilado, de fácil acesso e com a possibilidade de instalar (caso não exista) para proteção às intempéries climáticas.

"Evite instalar a churrasqueira em um lugar de passagem ou que seja abafado. O contexto do projeto deve ser agradável e permitir a proximidade das pessoas de forma confortável”, diz.

2- Tipos de churrasqueiras:

Depois de verificar o local da instalação, chegou a hora de escolher qual o modelo é melhor: carvão, gás ou eletricidade.

A versão com carvão costuma ser a queridinha dos amantes da carne. Mas a versão a gás vem ganhando cada vez mais adeptos, já que são rápidas, eficientes e o melhor, muito mais fácil para limpar. Isso porque a camada de pedras vulcânicas sobre as chamas funciona como um braseiro que atinge a temperatura ideal em poucos minutos, assegurando o sabor tradicional do churrasco. Há ainda as elétricas e as portáteis.

3- Posso construir uma churrasqueira num apartamento?

Gui Morelli

Isso só é possível se o imóvel contar com shaft, também conhecido como duto, para que possa passar a fumaça. Além disso, o espaço precisa oferecer condições essenciais para a instalação do equipamento, de acordo com as normas do edifício. "Antes de planejar a churrasqueira, sempre busco saber quais são as regras do prédio. Em muitos casos, a versão portátil acaba sendo a solução”, orienta Carina.

4- Como calcular o tamanho ideal do equipamento?

Gui Morelli

Ele é definido tanto pelo número de pessoas como pelo espaço disponível - que acaba sendo o fator determinante, principalmente em metragens pequenas.

5- O que não pode faltar?

É essencial ter um local para o preparo e manuseio da carne, como bancadas e mesas de apoio. Também não podemos deixar de pensar na circulação do ambiente. "Deve-se calcular a movimentação dos espetos para que o churrasqueiro tenha conforto durante a preparação dos alimentos”, revela Carina.

6- Que materiais usar na caixa da churrasqueira?

Internamente, valem os materiais refratários, como os tijolos. Externamente, use mantas térmicas. As arquitetas revelam que algumas churrasqueiras já vêm acompanhadas de caixas refratárias.

7- O que usar no piso?

Dê preferência para materiais fáceis de limpar, pois trata-se de um local sujeito a gordura. Melhor usar revestimentos que não escorreguem e não sejam porosos, como porcelanatos, azulejos, pastilhas e tijolos.

8- Quais materiais usar na bancada?

Gui Morelli

As pedras imunes ao calor, como granito, são bem-vindas, além dos porcelanatos. "Os materiais sintéticos, como o Dekton, da Cosentino, também resistem aos riscos e às manchas. Sempre recomendo evitar materiais porosos como o mármore”, alerta Ieda.

9- Decoração!

A decoração faz parte do processo da área da churrasqueira, afinal receber os amigos é um momento muito especial. Por isso, o ambiente precisa ser bonito e, o mais importante: confortável. Se a churrasqueira for instalada em um espaço já decorado, atente-se para que o modelo escolhido se adapte ao entorno e complemente a área.

Já em um espaço novo, a proposta das arquitetas é criar um lugar que se encaixe aos seus gostos e estilo de vida de toda a família. "Vasinhos, quadros e bancos são ótimas opções para decorar o ambiente”, indica Carina.

10- Cuidado com a iluminação

Assim como na cozinha, o espaço da churrasqueira é uma área de manipulação de alimentos. Além da carne, há sempre uma salada, uma maionese e tantas outras delícias. Por isso, é importante que este espaço tenha um projeto luminotécnico especial.

Conteúdo relacionado: